Com mais de 2.230 hectares e abrangendo as cidades de Rio Claro e Santa Gertrudes, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o antigo Horto Florestal, é um paraíso localizado no Centro da Cidade Azul. Durante o mês de janeiro, as atividades de férias envolvendo diferentes idades movimentam os visitantes e apaixonados pela natureza.

A abertura da programação de férias da Feena aconteceu no dia 15 de dezembro do ano passado, com uma tenda interativa, localizada na antiga lanchonete do local, onde foram passadas informações das atividades que aconteceram e acontecerão e sobre a floresta. As tendas seguem acontecendo, em janeiro, nos dias 20 e 27, das 9 às 12 horas.

Letícia Araújo é bióloga e integra a equipe da força que trabalha todos os dias para cuidar da Feena como deve ser, com muito respeito, orientação aos visitantes e atividades que integrem a população ao espaço e explica um pouco sobre a programação.


“A unidade está tendo uma programação de férias bem rica, que começou desde dezembro, tivemos uma caminhada noturna que foi um sucesso, pessoal ficou muito contente e em janeiro continuou, tivemos um acampamento, que foi uma atividade bastante pedida, tivemos uma exposição de artes com as crianças, fizeram muitas pinturas, tiramos muitas fotos”, relata.

Uma caminhada noturna com imersão na floresta também ocorreu e a bióloga conta que a experiência foi bastante proveitosa e rica para os participantes.

“A caminhada noturna com a imersão foi bastante interessante, os participantes conseguiram ouvir a floresta viva”, conta. E segue. “Uma passarinhada aconteceu ao longo da última semana, os participantes tiveram acesso a grandes espécies, foi uma busca muito interessante e sempre com a devida orientação, de como acontece uma passarinhada de forma segura e tudo mais”.

Um café colonial no Solar de Navarro de Andrade ocorreu ontem, sábado (13), das 9 às 12 horas e reuniu grande público. Antes mesmo de a atividade acontecer, na página do Instagram da Feena (@feena_rc) já era possível ver o aviso de vagas esgotadas para participação no evento.

Vale ressaltar que através da página no Instagram é possível obter todas as informações das atividades na Floresta, horários de funcionamento, dicas, dúvidas e muito mais. As postagens são atualizadas quase que diariamente por uma equipe especializada. Através do WhatsApp também é possível obter informações. O número é (11) 94457-7878.


O QUE HÁ POR VIR

Uma Sapeada será realizada no dia 19 de janeiro, das 18 às 22 horas. E Letícia explica sobre. “Vamos ter a Sapeada, em conjunto com o grupo da Unesp de Rio Claro, o ProCururu, quando vamos estudar e buscar alguns anfíbios na unidade. Teremos também o Solar de Portas Abertas. Este eventos vão trazer a abertura do Solar, que é o antigo Casarão do Barão e também foi morada de Navarro de Andrade, as pessoas vão poder desfrutar, conhecer, é um ambiente que causa muita curiosidade e tem bastante procura”, explica a bióloga.

O Museu do Eucalipto é outra atividade a se fazer no antigo Horto Florestal, o local está sendo aberto todos os domingos e feriados.

E para encerrar um mês repleto de atividades, dia 31 de janeiro acontece o plantio de mudas nativas, das 9 às 12 horas.

E, por último, mas não menos importante! Letícia Araújo dá um recado importantíssimo para quem visita ou pretende visitar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

“A Feena é uma floresta, temos uma fauna muito rica, então pedimos que não alimentem os animais de forma alguma, respeitem nossas placas de orientação, temos muitas placas, respeitem também o trabalho dos vigilantes, pois eles conhecem bem a floresta e o que for da floresta, fica na floresta!”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.