A Fundação Florestal (FF), autarquia vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, assinou nesta semana o contrato com a empresa Construtora Sandin, que será responsável pela execução de serviços de adequações nas estruturas e infraestruturas da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), antigo Horto Florestal de Rio Claro. O investimento foi contratado em quase R$ 3,2 milhões e as obras terão vigência de 10 meses. Nessa quinta-feira (16), a FF confirmou à reportagem que os trabalhos estão previstos para se iniciar até o final de março.

O Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, hoje Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, foi criado em 1909. Após uma sucessão de fatos históricos, em 2002, conforme Decreto Estadual nº 46.819, o antigo Horto passou a ser classificado como categoria de Unidade Sustentável de Manejo dos Recursos, a Pesquisa e Visitação Pública.

“Toda essa evolução envolveu intervenções de épocas muito variadas nas edificações de estilo colonial e nas infraestruturas para garantir as distribuições de energia, água e esgoto. A idade avançada das soluções, além das obsolescências nos atendimentos normativos, impactou a funcionalidade dos equipamentos e, consequentemente, das atividades neles desenvolvidas. Por isso, a expectativa é a conservação predial de bens históricos, além do refazimento das infraestruturas, a fim de eliminar as soluções precárias e preservar as boas condições de utilização dos espaços, beneficiando os, aproximadamente, 126 mil visitantes anuais e comunidade de entorno”, informou a Fundação Florestal ao Jornal Cidade.

A Sandin Engenharia, que foi contratada através de tomada de preços pela autarquia, atua há mais de 40 anos no ramo de incorporação e construção civil e tem como parceiras dezenas de prefeituras paulistas, além da própria Fundação Florestal e Prefeitura de São Paulo. Há anos que se espera um investimento de grande porte para a Feena, local turístico que recebe milhares de pessoas anualmente para visitações. No mês de maio do ano passado, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), a vereadora Carol Gomes (Cidadania) e o vereador Julinho Lopes (PP) estiveram numa visita técnica com o subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, a promotora do Gaema do Ministério Público, Alexandra Facciolli, conselheiros e técnicos da prefeitura, quando discutiram a proposta que agora torna-se realidade.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje