Amblyomma cajennense: carrapato estrela (Divulgação)

Rio Claro registrou um caso de febre maculosa em que um homem foi diagnosticado com a doença após um passeio na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, esta é a primeira notificação positiva neste ano de 2021 e o paciente alegou que esteve em áreas próximas a capivaras e onde existem placas alertando sobre o perigo em relação à presença de carrapatos.

Após sentir os primeiros sintomas, que se assemelham à gripe e dengue, o homem buscou atendimento médico e testou negativo para a dengue. Foi quando ele relatou que esteve na Feena e o médico se atentou para a possibilidade de febre maculosa, solicitando o exame e dando positivo.

Como ocorre a transmissão da Febre Maculosa?

A transmissão da Febre Maculosa, em seres humanos, é basicamente por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses.

Ao picar e se alimentar do sangue, o carrapato transmite a bactéria por meio da saliva. Geralmente a pessoa não percebe que foi picada nem sabe onde aconteceu, porque a picada não causa dor, apesar de ser o suficiente para abrir espaço para a bactéria entrar no organismo.

No Brasil, a maior parte dos casos de Febre Maculosa ocorre na Região Sudeste e os animais que geralmente são hospedeiros desse tipo de carrapato são a capivara e o cavalo. Ao atravessar a barreira da pele, a bactéria causadora da Febre Maculosa chega ao cérebro, pulmões, coração, fígado, baço, pâncreas e tubo digestivo, e por isso é importante saber identificar e tratar essa doença o quanto antes, para evitar maiores complicações e até mesmo a morte.

O período de incubação da doença, ou seja, período da infecção até manifestação dos primeiros sintomas é de 2 a 14 dias, mas varia de acordo com cada pessoa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.