O antigo prédio do Colégio Vocacional, posteriormente usado pela Escola Chanceler, deverá receber a nova Fatec

Foto: Arquivo Jornal Cidade

A implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) no município de Rio Claro volta a ser destaque. Na última sexta-feira (26), o Centro Paula Souza (CPS) confirmou à reportagem do JC que estão em andamento os procedimentos para abertura de licitação da obra de adequação de parte do imóvel localizado ao lado da Escola Estadual “Chanceler Raul Fernandes”, para a implantação da futura Fatec Rio Claro.

O prédio, que décadas atrás abrigou o Colégio Vocacional, posteriormente passou a ser utilizado pela própria Escola Estadual citada, mas já há alguns anos que o imóvel ficou desocupado e hoje está sem atividades na Vila Operária, defronte ao Parque Municipal do Lago Azul. A publicação do edital para a contratação da empresa que será responsável pela adequação da estrutura física em questão, no entanto, ainda não tem previsão para ocorrer.

O projeto para a implantação da unidade custou cerca de R$ 1 milhão, segundo informado no ano passado pelo então deputado estadual Aldo Demarchi (DEM). O CPS é a autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo e que faz a gestão da Fatec nos municípios paulistas.

Publicidade

Atualmente são 73 Faculdades de Tecnologia, mais de 83 mil alunos matriculados em 77 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão. Cidades da região de Rio Claro, como Araraquara, Araras, Piracicaba e São Carlos, já contam com estas unidades de ensino.

No mês de outubro passado, após ter sido eleito, o governador João Doria (PSDB) confirmou ao prefeito João Teixeira Junior (DEM) a implantação. “Vamos ter a Fatec, sobre a qual já nos comprometemos. Vamos continuar fazendo o que temos que fazer, ajudando quem precisamos ajudar. Rio Claro faz parte desse grupo”, anunciou Doria a Juninho na época.

Em julho de 2018, ainda em campanha pelo Governo de SP, Doria declarou em entrevista no Grupo JC o intuito de implantar a Fatec em Rio Claro. “Se o prefeito desejar e a comunidade também, não há razão para não ter. Concretamente terá o nosso apoio, ainda mais tendo-as como prioridade no nosso programa de educação profissionalizante”, afirmou na oportunidade.

Mais em Notícias:

Com mais duas mortes, Rio Claro chega a 130 óbitos por coronavírus

AO VIVO: Acompanhe Primavera x Velo Clube pela A3

Semana Nacional de Trânsito começa hoje em todo o país