“Falta ‘peso político’ junto ao governo estadual para dar andamento ao projeto que já estava definido”, disse Altimari via assessoria

Carine Corrêa

Responsável pela construção do prédio, bem como pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), o Centro Paula Souza (CPS) informou via assessoria de imprensa que “o projeto executivo do prédio que vai abrigar a futura Fatec de Rio Claro está em fase de finalização”.

O questionamento foi encaminhado ao CPS, depois que o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto, no dia 7 de julho, criando duas unidades na região: Araraquara e Araras. “No momento, a instituição aguarda a conclusão da transferência do terreno, que será cedido pela Prefeitura”, acrescentou por meio da comunicação, detalhando ainda que, dentre as atribuições do Centro, ainda constam “acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário e equipamentos, enfim, a infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção”.

Terreno

Na semana passada, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, chegou a afirmar que a Fatec de Rio Claro já deveria estar implantada, mas que isso não aconteceu “em razão da tramitação equivocada do processo durante o governo anterior, o que incluiu a destinação de uma área imprópria pela prefeitura naquela época, travando o andamento do processo”. O deputado Aldo Demarchi também foi procurado na ocasião pela reportagem. Ao JC, frisou que, para emplacar a Faculdade na Cidade Azul, falta apenas “a oficialização do recebimento por parte do Estado da área de terreno que é a contrapartida da Prefeitura”. Também fez menção à gestão de Altimari quanto à morosidade ao dizer que “infelizmente demorou muito esta definição por parte do município. Já assessoria do ex-prefeito respondeu à posição dos democratas. “O decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin […] mostra que falta ‘peso político’ junto ao governo estadual para dar andamento ao projeto que já estava definido”, argumentou.

‘Não sai do papel’

A construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Rio Claro foi ventilada em 2007, prometida em 2010, anunciada em 2011, no entanto segue no papel. O governador Geraldo Alckmin assinou no dia 7 de julho o decreto de criação de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), localizadas em Araraquara e Araras. O texto foi publicado no sábado, dia 8, no Diário Oficial do Estado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.