Voluntárias realizam a triagem dos medicamentos recebidos na farmácia do Abrigo; validade e condições são verificadas

Laura Tesseti

A farmácia do Abrigo São Vicente de Paulo, de Rio Claro, está precisando da doação de medicamentos para poder cuidar dos 96 moradores permanentes do local.

Segundo a farmacêutica responsável pelo local, Juliana Calligaris, uma parte dos medicamentos vem da Rede Municipal de Saúde, já a outra, se não chega por meio de doações, o abrigo precisa arcar do próprio caixa, e o gasto não é nem um pouco baixo.

Voluntárias realizam a triagem dos medicamentos recebidos na farmácia do Abrigo; validade e condições são verificadas
Voluntárias realizam a triagem dos medicamentos recebidos na farmácia do Abrigo; validade e condições são verificadas

Os medicamentos mais utilizados são para hipertensão, circulação, diabetes, colesterol, osteoporose, além de cálcio, anti-inflamatórios, polivitamínicos, etc.

A farmacêutica explica que alguns moradores, principalmente aqueles com família, costumam comprar seus próprios medicamentos, mas mesmo assim, quando recebem e é necessária a reposição, ela é feita.

“Alguns aqui não possuem condições, são de famílias carentes, então as doações que recebemos na farmácia são fundamentais para podermos cuidar dos moradores”, explica a responsável.

Quando a doação de medicamentos chega, ela automaticamente passa por uma triagem realizada por voluntários na farmácia do abrigo, para que seja avaliado o estado da medicação e também a validade.

“Quando recebemos algum remédio que alguém aqui está precisando, é uma festa, pois sabemos que conseguiremos suprir essa necessidade”, conta Silvia Vitti, uma das voluntárias.

Farmácia Lions

Também no Abrigo e bem próximo desse espaço, funciona a farmácia do Lions Clube Rio Claro Indaiá. “Nossa farmácia atende a população de Rio Claro em geral, entregamos medicamentos gratuitamente, mediante a apresentação da receita médica”, explica Sueli Lucio, presidente do Clube.

Tanto a farmácia do Abrigo, quanto a do Lions recebem doações e uma repassa para a outra quando não utilizam os medicamentos recebidos.

“Trabalhamos em parceria, uma equipe ajudando a outra”, finaliza Calligaris.

Para doar

As doações podem ser entregues na secretaria do Abrigo, localizado na Rua 1, 270, no bairro Saúde, e também na farmácia do Lions, localizada no prédio do abrigo. Mais informações podem ser obtidas através do número (19) 3524-3188.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.