Ramon Rossi

Em Araras, uma maneira inusitada de despertar o interesse pela leitura na criançada vem chamando a atenção nas redes sociais. É que a escritora, professora e diretora Silvana Noya Pires Michelin, 49 anos, se fantasia como fadinha e trabalha a imaginação das crianças da Escola Estadual Joanita Kammer Martins Pereira, região leste da cidade.

O pátio da escola, onde o projeto é realizado, ganhou vários guarda-chuvas suspensos para dar um colorido ao ambiente. Atualmente aproximadamente 600 pessoas participam da iniciativa, entre alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e os pais.

“A fadinha Rosaflor é uma personagem dos meus livros que fala sobre vários temas sociais e ambientais e agora atrai alunos para o projeto ‘Leitura na Escola e na Família’. A ideia é desenvolver habilidades relacionadas à interpretação e produção de textos, estimulando o gosto da criança pela leitura e escrita”, comenta Silvana.

Segundo ela, a atualidade tem afastado cada vez mais os alunos do ato de ler e a consequência, infelizmente, é sentida na escola, como: vocabulário precário, erros ortográficos, dificuldade de compreensão e conhecimentos limitados aos conteúdos escolares e/ou de experiência de mundo.

“Ao olharmos nossos alunos, constatamos que a maioria lê pouco ou quase nada. Há grande queixa por parte dos professores sobre o desinteresse que os alunos expressam quando a atividade envolve a leitura, aí veio a necessidade do projeto”, explica.

Escolha

A escolha do livro para levar para casa é feita na própria escola. O aluno leva para casa e, junto da família, realiza a leitura. Para a professora, a participação dos pais no processo de incentivo à leitura é primordial, tanto que eles são chamados para o que denominou de “Comunidade ampliada de leitores”, em que eles participam de situações de leitura, com o propósito de realizar, em casa, atividades de leitura para os filhos. Depois da leitura, os professores promovem uma roda de conversa com os alunos para eles contarem a experiência com os pais e sobre o livro.

Proposta

O objetivo do projeto de leitura em família é transformá-lo em um momento maravilhoso de convivência, aprendizagem e troca de experiências, exercitando a interpretação e a interatividade diante da divergência de opiniões. “As crianças certamente ficam muitos felizes com este momento de leitura em conjunto”, completa Silvana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.