Ramon Rossi

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), que cuida do abastecimento de água na cidade, implantou neste mês a tarifa social – que oferece 50% de desconto do valor para a faixa de consumo de 0 a 10 mil litros de água e de 25% para a faixa de 11 a 20 mil litros às famílias de baixa renda da cidade.

Para se cadastrar, é preciso comparecer à unidade da autarquia que funciona na Rua José Bonifácio, 645, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O prazo para cadastro termina no dia 20 de dezembro.

O benefício deve atender cerca de nove mil famílias ararenses que, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, têm renda per capita de até meio salário mínimo nacional vigente ou estão em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as famílias devem atender a alguns critérios como estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, comprovar ser proprietário ou locatário do imóvel.

Os ararenses que se encaixam nos critérios deste programa devem protocolar o pedido apresentando declaração de próprio punho com informações que atendam aos critérios, comprovação da inscrição no CadÚnico e documentos pessoais.

Após o protocolo, o pedido será analisado pela equipe jurídica e de assistência social do Saema. A autarquia terá 30 dias – após o pedido – para incluir o solicitante no cadastro, desde que comprovados os critérios mínimos. Caberá ao Cras da região do beneficiário o acompanhamento mensal e o repasse das informações à autarquia.

“Acredito que a instituição da tarifa social vem ao encontro dessa necessidade. Creio que a administração está cumprindo o seu papel de dar uma resposta àquelas pessoas que produzem aqui, que vivem aqui. Vai aliviar àqueles que precisam e, consequentemente, também vai ajudar o Saema a ter um pouco de receita”, disse o presidente do Saema, Carleto Denardi, que também é vice-prefeito do município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.