Foto – Arquivo

A demora nos atendimentos na Unidade Básica de Saúde da Avenida 29 tem gerado reclamações por parte dos usuários do local. De acordo com Cassia da Cunha Cordeiro, sua nora está grávida, prestes a ter o bebê, e tem enfrentado demora na UBS.

“Minha nora está grávida e logo vai ter o bebê, mas todo mês sempre foi a mesma coisa, o horário para chegar é às sete da manhã e só consegue sair de lá perto das 11 horas. A demora no atendimento é muito grande. E não é só ela que passa por isso não, muitas grávidas enfrentam essa demora. Hoje o meu pai também precisou pegar uma receita no local e também demorou horas para ser atendido”, fala Cassia.

Outro ponto abordado pela reclamante é a falta de informação. “É muita coisa desencontrada, minha nora, Beatriz Soares Ribeiro, fez um exame que precisaria estar sem tomar banho, após a coleta, ela foi informada que precisaria voltar dias depois. E por falar em exames, ultrassom ela fez somente dois para saber como o bebê está”, aponta.

Questionada, a Fundação Municipal de Saúde esclareceu que as consultas são agendadas de maneira a otimizar os atendimentos, inclusive para que mais pessoas possam ser atendidas diariamente. A Fundação Municipal de Saúde observa ainda que infelizmente há pacientes que não comparecem para consultas ou exames marcados, o que atrapalha o dia a dia de atendimentos e tira a possibilidade que outra pessoa seja atendida. A orientação é para que os procedimentos sejam desmarcados com no mínimo 48 horas de antecedência.

Sobre os dois ultrassons realizados na gestação, o município segue o preconizado pelo Ministério da Saúde e quando o médico aponta a necessidade de mais exames, eles são feitos.

A coordenação da Unidade Básica de Saúde da Avenida 29 destaca que ao realizarem agendamento do exame em questão as pacientes recebem informativo impresso com as recomendações que devem ser adotadas, inclusive em relação ao banho. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.