Trecho da Avenida 26-A onde falta iluminação desde o primeiro fim de semana do mês, quando houve tempestade de raios

Fabíola Cunha

Trecho da Avenida 26-A onde falta iluminação desde o primeiro fim de semana do mês, quando houve tempestade de raios
Trecho da Avenida 26-A onde falta iluminação desde o primeiro fim de semana do mês, quando houve tempestade de raios

Moradora da Avenida 26-A, entre ruas 11-A e 12-A , Taluama de Marchi Rubin é mais uma vítima do imbróglio que envolve a iluminação pública em Rio Claro. Segundo relata, a rua de sua casa está às escuras desde o início do mês.

Seu relato, do dia 24, é de sucessivas reclamações infrutíferas: “Ligamos na prefeitura, nos disseram que não havia empresa licitada. Já ligamos na Elektro e eles continuam dizendo que é a prefeitura a responsável. Gostaria de deixar meu protesto, pois não tenho respostas e muito menos ações concretas que resolvam este impasse”, explicou.

A escuridão começou após uma forte chuva registrada no primeiro fim de semana do mês, com grande queda de raios. Além das luminárias da avenida, uma da Rua 11-A também está queimada, segundo ela.

Na última quinta-feira, ela explicou que o problema continua, mas que um dia antes, ao entrar em contato com o 156 da Prefeitura Municipal para solicitar manutenção, o marido foi informado de que a reclamação seria registrada ali e encaminhada para a concessionária.

Muitas reclamações foram registradas desde o começo do ano, quando a responsabilidade pela iluminação pública passou a ser da Prefeitura Municipal de Rio Claro, segundo resolução da Aneel, deixando, portanto, de ser cuidada pela concessionária Elektro. Não só o repasse dos custos dessa manutenção para a população gera polêmica, mas também a incapacidade de decidir quem deveria enviar uma equipe para solucionar problemas como os de Taluama e seus vizinhos.

Consultada, a Elektro enviou nota dizendo que assumiu no dia 27 “a manutenção provisoriamente até que a Prefeitura de Rio Claro encerre processo de contratação da empresa que oferecerá o serviço na cidade. Especificamente sobre os problemas apontados, encaminharemos uma equipe ao local para avaliar o caso. A Elektro reforça que os pedidos da população devem continuar sendo feitos pelo telefone 156 da prefeitura, os quais serão direcionados à distribuidora”.

A prefeitura, por meio de assessoria, reforça que “a concessionária Elektro continuará com a responsabilidade de realizar a manutenção da rede de iluminação pública até o dia 30 abril” e que o 156 é o canal para solicitar serviços à concessionária responsável.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.