Recente onda de calor alertou para falta de arborização, mas as remoções de árvores seguem nos projetos do município

Rio Claro, vista aérea. Foto: Prefeitura Municipal de Rio Claro

Várias quedas de energia foram registradas na tarde desta quarta-feira (7) em diferentes regiões de Rio Claro. O problema está sendo relatado por dezenas de leitores do JC, que apontam a falta de energia elétrica ou oscilação em bairros como: Distrito Industrial, BNH, Alto do Santana, Cervezão, Ajapi, Vila Martins, Arco-Íris, Vila Olinda, Vila Nova, Bela Vista, Vila Alemã, Vila Aparecida, Vila Operária, Jardim América, Jardim Figueira, Bairro do Estádio, Jardim Parque Residencial, Jardim Floridiana, São Miguel, Parque Universitário, Santa Clara, entre outros.

O Jornal Cidade fez contato com a assessoria de imprensa da Elektro, que informou que ocorreu um problema na linha da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). A reportagem está em contato com a concessionária, que está apurando neste momento os motivos e os prazos para reestabelecimento já que em alguns pontos a energia caiu e não retornou.

O que disse a CTEEP (nota enviada às 19h)

“A ISA CTEEP informa que às 14h45 houve o desligamento de dois circuitos da linha de transmissão Araras – São Carlos. A companhia conseguiu religar imediatamente um dos circuitos que abastece a distribuidora local e o outro está sob ação da equipe de manutenção para restabelecimento. A companhia esclarece ainda que o segundo circuito afetado, que está sob análise, não compromete os serviços prestados à distribuidora”. Sobre o motivo que levou a esse desligamento, a Companhia disse que ainda apurava.

Queda de energia elétrica afeta abastecimento de água na cidade

Concessionária foi acionada para realizar reparos na rede de energia. ETA 1, ETA 2 e Central de Distribuição tiveram parada forçada e previsão inicial para normalização do fornecimento de água é para durante a noite desta quarta-feira (7).

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), a ETA 2 e a Central de Distribuição tiveram parada forçada por conta dessa queda de energia nas regiões em que estão localizadas. O Daae imediatamente acionou a concessionária de energia elétrica da cidade para a realização dos devidos reparos para, depois da energia ser restabelecida, retomar as operações de captação, tratamento e fornecimento de água na cidade.

A previsão inicial para a retomada da energia e normalização do fornecimento de água é para durante a noite desta quarta-feira (7). O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui transtornos em ocasiões como esta. Serão feitas descargas na rede, mas na retomada do abastecimento, pode haver casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares. A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.