Nos últimos dias, os usuários das redes sociais estão sendo surpreendidos por uma mensagem alertando sobre uma possível multa no valor de R$ 150,00 que será aplicada para os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico. No entanto, a Justiça Eleitoral desmentiu tal informação.

Falsa mensagem

A mensagem compartilhada diz: “Olha só o que o Governo inventou para pegar dinheiro do povo. Lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria, mas não avisou nada para ninguém e o prazo vai até 7/12. Quem não fizer vai pagar uma multa de R$ 150,00. Enquanto não pagar o seu CPF, RG e Habilitação ficarão suspensos. Você não vai poder dirigir nem usar RG nem CPF enquanto não pagar a multa. O prazo para não pagar multa é até 7/12, só que ninguém está sabendo, vai ser um Deus nos acuda, espalhem para o maior numero possível, gente”.

Em nota encaminhada ao Jornal Cidade, o cartório da 110ª Zona Eleitoral confirmou que é falsa a notícia divulgada.

O que acontece, na realidade, é que em 85 cidades do Estado de São Paulo está sendo promovido o cadastramento obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado, somente. Porém, o município de Rio Claro não está incluso nessa lista.

Aqui na Cidade Azul já está sendo feita a biometria, porém, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.