O novo superintendente do Departamento de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, Francesco Rotolo

Lucas Calore

Os avanços territoriais que Rio Claro tem registrado nas últimas décadas possibilitou o surgimento de inúmeros novos bairros. De norte a sul, de leste a oeste, com o aumento da população consequentemente acaba por se fazer necessária uma remodelação do espaço, com a construção de novas ruas, avenidas e casas. O saneamento básico dessas novas regiões inclui a construção de tubulações para fornecimento de água. No entanto, esse é um ponto que tem causado descontentamento aos moradores de bairros mais novos, como o Jardim das Nações, Jardim Boa Vista, entre outros. A falta d’água nas residências dessas localidades é um problema recorrente.

A situação, no entanto, não é de hoje. Há anos que residentes em bairros mais antigos, incluindo distritos como Batovi e Assistência, se queixam. Outro ponto que causa problemas é a costumeira manutenção na estação de tratamento localizada em Ajapi, responsável por 60% do abastecimento na cidade, sobretudo na região norte, e deixa moradores sem água.

Ex-funcionários opinam

O Jornal Cidade falou com funcionários que atuaram por anos no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) para opinarem sobre a questão. Um engenheiro acredita que a rede de água precisa de mais reforços para melhorar a distribuição. “Faltam adutoras, é necessário ampliar linhas de adução e verificar cada ponto que já existe”, diz.

Já o ex-superintendente do Daae, Celso Cresta, engenheiro civil que titulou a autarquia no Governo Nevoeiro (2005 a 2008), opina que a verticalização das moradias, ou seja, construção de condomínios em prédios faz aumentar o consumo, superando em muito as previsões efetuadas nos antigos projetos dos loteamentos. E, com tantos novos empreendimentos espalhados por Rio Claro, merecendo destaque o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, houve uma descaracterização que merece um reestudo de vazões e pressões nas redes de água como um todo e fazer investimentos pesados nos próximos anos para que não haja mais esses desabastecimentos pontuais.

Superintendente do Daae aposta em reestruturação

Francesco Rotolo expõe novas diretrizes de trabalho para obter sucesso na cessação dos problemas. Obras estão orçadas e devem sair do papel em breve

Em entrevista para o Jornal Cidade, o novo superintendente do Daae, Francesco Rotolo, pôde expor um panorama de como está a autarquia atualmente.

Após trabalhar vários anos no setor privado, o profissional está aplicando diretrizes de trabalho diferenciadas no setor, a fim de reduzir custos e melhorar o funcionamento público em novos programas de trabalho.

“Verificamos o inventário, imóveis, instalações e a partir do diagnóstico implantamos nosso modelo de gestão”, afirma. Através disso, foram definidos nova visão, missão e valores para a autarquia seguir planejamentos dos serviços, como remodelação de equipes, mudanças em hábito de trabalho e demais projetos.

De forma prática, Rotolo anunciou que, para o Distrito de Assistência, uma obra de grande proporção está orçada e com a verba separada, faltando apenas uma autorização da Artesp para seu início.

Já para demais localidades dentro da cidade, colocará em uso no início do segundo semestre seis reservatórios novos construídos na gestão passada, mas que estavam desativados por falta de estrutura correta. As iniciativas deverão otimizar o abastecimento nos bairros de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.