PERIGO: tenha muito cuidado ao descartar cacos de vidro ou copos quebrados no lixo doméstico. Seu descuido pode provocar graves acidentes aos coletores. Por isso, faça a sua parte!

Sidney Navas

Nesta época do ano, as pessoas precisam redobrar a atenção e ter muito cuidado na hora de descartar copos e vidros quebrados junto com o lixo doméstico. Se determinadas recomendações não forem seguidas à risca, os coletores é que vão sofrer as consequências. Éder Rodrigo Varussa, da empresa Ambientelix Serviços Ambientais, alerta que a população deve colaborar nesse sentido, separando corretamente todos os materiais ‘perfurocortantes’ da sua residência, como por exemplo os espetos de madeira para churrasco, porcelanas, copos e vidros quebrados e lâminas pontiagudas quebradas, que devem ser acondicionados em caixas de papelão ou então embrulhá-los em várias folhas de jornal, bem lacrados, evitando futuros acidentes.

PERIGO: tenha muito cuidado ao descartar cacos de vidro ou copos quebrados no lixo doméstico. Seu descuido pode provocar graves acidentes aos coletores. Por isso, faça a sua parte!
PERIGO: tenha muito cuidado ao descartar cacos de vidro ou copos quebrados no lixo doméstico. Seu descuido pode provocar graves acidentes aos coletores. Por isso, faça a sua parte!

Pode parecer ‘exagero’, mas não é. “Apesar dos coletores utilizarem os equipamentos de segurança exigidos, mesmo assim determinados materiais pontiagudos acabam perfurando as luvas, devido ao impacto no momento do recolhimento, por isso é necessário conscientização e sensibilização de todos para segregar e armazenar corretamente os resíduos cortantes, evitando consequências ainda maiores a essa importante mão de obra”, comenta.

Em seu entendimento, é imprescindível que todos assumam uma postura responsável perante esta causa, pois os trabalhadores são importantíssimos para a limpeza pública. “Se os acidentes continuarem a crescer, teremos consequências seríssimas no processo de recolhimento dos resíduos em toda a cidade, devido ao afastamento de muitos profissionais. O momento, no entanto, é de cuidar do ambiente, mas valorizando quem dedica o seu precioso tempo para manter a cidade limpa com a devida qualidade de vida que merecemos”, destaca Éder Varussa.

Ele lembra ainda que, em razão das festas de final de ano, é comum registrar um aumento considerável de lixo recolhido durante este período. “Estima-se que só nestas duas semanas de festividades de Natal e Ano Novo sejam coletados 15% a 20% a mais de resíduos, em comparação com outros períodos do ano”, observa o educador ambiental. É comum, durante as festas, copos de vidro se quebrarem e, para alguns, basta jogá-los no saquinho de lixo sem qualquer cuidado. Isso é um erro grave, que traz problemas aos coletores.

FERIDOS

Ainda de acordo com as suas informações, de janeiro até agora, mais de cinquenta e cinco funcionários ficaram feridos, sendo que alguns por mais de uma vez. Em um dos casos mais recentes, uma coletora precisou levar alguns pontos depois de ter se cortado. O supermercado que realizou o descarte incorreto e irresponsável de material cortante foi devidamente multado. Em outra ocasião, um salão de beleza também recebeu punição ao jogar fora, junto com o lixo doméstico, lâminas cortantes. As autoridades ressaltam que, se todos fizerem a sua parte, esse tipo de transtorno pode diminuir consideravelmente. Basta que cada um faça a sua parte e respeite os coletores de lixo da cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%