Rio Claro e a Força Aérea Brasileira estão preparando a vinda da Esquadrilha da Fumaça, que volta neste ano a ser um dos destaques do aniversário do município. E haverá novidade. Para seguir os critérios de segurança da aeronáutica, o deslocamento dos aviões durante o show aéreo será diferente em relação aos anos anteriores. O eixo da apresentação será deslocado 500 metros em direção à cabeceira sul do aeroclube. “Nosso aeroporto está em uma zona residencial, o que traz algumas dificuldades técnicas em situações como esta. Mas vamos seguir as orientações da Aeronáutica para que a festa seja realizada com sucesso total”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O vice-prefeito e Secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, reafirma a importância da mudança. “Isso deixará o evento adequado às exigências técnicas sem prejudicar a apreciação do espetáculo pelo público”, explica.

A mudança é necessária, pois nos últimos anos houve um grande crescimento populacional naquela área, com novas residências, postos de combustível, escolas, antenas de telecomunicações e outros. Adequações serão feitas na parte sul do aeroclube para que aquele espaço também possa receber o público da festa aviatória. Assim como em anos anteriores, o espetáculo poderá ainda ser plenamente apreciado de vários pontos nas imediações do aeroclube, na Via Presidente Kennedy, Avenida Marginal 1, Avenida 61 e Rua 20-I, entre outros.

A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar no dia 24 de junho, um domingo, quando o município completa 191 anos. “É um evento tradicional, que reúne milhares de pessoas e, neste ano, novamente vai encantar a população com um belo espetáculo no céu de Rio Claro”, comenta o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, que participou da reunião de quarta-feira no aeroclube, onde também esteve presente o Major Nunes, do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, chefe de Gabinete da prefeitura, Ricardo Naitzke, o presidente do aeroclube, Benedito Renê Fischer, o vice-presidente Luís Henrique Mattos e o instrutor-chefe e diretor de segurança de vôo do aeroclube, Maico Degasperi, e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e de diversos setores da prefeitura, além do prefeito, do vice-prefeito e do chefe de gabinete do Executivo.

Além de reunir grande público local, muitas pessoas vêm de outras cidades quando a Esquadrilha da Fumaça se apresenta no município. Conhecida como Cidade Azul em alusão à beleza de seu céu, Rio Claro fez das apresentações da Esquadrilha da Fumaça uma importante referência ao seu calendário de eventos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.