Exposição acontece no Casarão da Cultura

A exposição “A culpa é minha?” pode ser vista gratuitamente até o dia 28 deste mês no Casarão da Cultura, em Rio Claro. Aberta na sexta-feira (9), a mostra expõe a violência sofrida pela mulher na sociedade por meio de relatos reais de violência física, sexual e psicológica.

“Esse é um tema que deve mobilizar homens e mulheres, em busca de uma sociedade mais igualitária e acima de tudo sem violência”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“A mulher tem o direito de se vestir como quiser sem ser julgada por isso e o traje que ela usa jamais pode ser usado como argumento para a violência”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. O evento é organizado pela Secretaria da Cultura, por meio da Assessoria de Direitos das Mulheres, vinculada à Diretoria de Políticas Especiais, em parceria com a Fundação de Saúde, que forneceu os relatos.

Jaqueline Alves, assessora dos Direitos das Mulheres reforça que a exposição mostra que a violência sofrida pela mulher não está associada ao tipo de roupa que ela veste.

A mostra tem como base depoimentos fornecidos por vítimas às entidades de acolhimento. Por meio de 13 breves relatos é possível constatar a vergonha, o medo das frequentes agressões e o pavor de serem assassinadas que as mulheres agredidas sentem. Junto com os relatos estão em exposição roupas condizentes com as que a mulher estava usando quando sofreu a agressão. A mostra pode ser vista de segunda a sexta das 9 às 16 horas. As vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Carol Gomes acompanharam a abertura da mostra, assim como Eleny de Almeida e Neide Outeiro Pinto, da Fundação de Saúde, e a delegada Patrícia Rosa, da Delegacia de Defesa da Mulher.

Para homenagear as mulheres, a Secretaria da Cultura organizou programação especial para este mês de março. Também no Casarão da Cultura será realizada vernissage Arte D’Elas, de 17 a 31 de março, com obras de mulheres artistas plásticas rio-clarenses, peças do acervo da Pinacoteca Municipal Pimentel Junior criadas por mulheres, performance de artistas e yogin (praticante de yoga).

Outro evento que destaca a participação feminina na cultura será realizado no dia 25, com edição especial do Fortalecendo a Cena. O público irá acompanhar das 17 às 22 horas atrações femininas no Centro Cultural. As apresentações serão da DJ Simoníssima, The Pepperies e Casa do Timbó. A programação tem apoio da Cia Paulista Pub, Padaria Estrela de Ouro, Paulo Batista móveis para escritório, TSA Som e Luz.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.