Professor de italiano e fotógrafo, Silas Massini retrata em imagens os encantos do coração verde da Itália (foto arquivo pessoal)

Adriel Arvolea

A mostra intitulada “Perugia, dos etruscos ao chocolate” reúne fotografias dos principais locais históricos da cidade capital da Úmbria, na Itália. Assinada pelo professor de italiano e fotógrafo Silas Massini, pode ser conferida no Rio Café, em Rio Claro.

“Os anfitriões Ariadne e Matheus foram extremamente gentis em aceitar a proposta de transformar parte da cafeteria em uma pequena galeria de arte. O charme do lugar e a atmosfera europeia que eles conseguiram criar por lá deixam tudo muito mais fascinante e convidativo”, comenta Massini.

Conforme explica o fotógrafo, Perugia é conhecida internacionalmente pelo chocolate, mas poucos são os que conhecem a história da civilização etrusca, responsável pelo seu nascimento. “As fotos tentam retratar parte da grandeza histórica dessa cidade e também transmitir o fascínio estético de lugares consagrados”, explica.

Perugia é uma cidade de valor histórico-cultural inestimável, repleta de igrejas, monumentos e museus, além de ruínas e áreas arqueológicas. A Praça IV Novembro com sua famosa Fontana Maggiore e o Museu Arqueológico Nacional são alguns dos pontos a serem visitados. Quem for em outubro não pode perder o Eurochocolate, um dos maiores festivais de chocolate do mundo.

“Convido todos os amigos e admiradores das artes visuais a visitarem o espaço. Nada melhor que apreciar Perugia tomando um cappuccino”, conclui Massini.

O local da exposição é Avenida 2, 145, Centro, e fica aberto todos os dias úteis das 7 às 19h. No dia 18 de março, a Casa de Cultura Paulo Rodrigues inaugurou a exposição, com a participação do tenor Samuel Fantazzini e da soprano Jordana Spagnol, que abrilhantaram o evento cantando canções e árias de óperas italianas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.