Equipamentos ficaram totalmente destruídos após a explosão

Carine Corrêa

Equipamentos ficaram totalmente destruídos após a explosão
Equipamentos ficaram totalmente destruídos após a explosão

A explosão de caixas eletrônicos do Banco Santander situados na parte externa da Santa Casa de Rio Claro, nessa quarta-feira (5), gerou pânico.

Segundo a Polícia Militar, a explosão aconteceu por volta das 4h30. A quadrilha utilizou dinamite para detonar os equipamentos e extrair o dinheiro. “Aproximadamente 6 a 8 indivíduos todos encapuzados explodiram dois caixas eletrônicos e efetuaram vários disparos de fuzil”, diz a resenha policial, encaminhada a pedido da reportagem.

Depois de estourar os caixas, a quadrilha fugiu em dois carros. A ação durou apenas dois minutos e os bandidos fugiram com quantia em dinheiro ainda não contabilizada. Deixaram para trás cerca de R$ 130 mil.

Minutos de desespero

Raquel Wiebeck estava no Hospital São Rafael no momento em que ocorreu a explosão. Ela relata que estava acompanhando a irmã, que realizou uma cesárea na noite do dia anterior.

“Minha irmã fez a cirurgia cesariana às 19h30. Foi por volta das 4h30 que escutamos o primeiro estrondo, um barulho de explosão. Foi muito alto e não sabíamos do que se tratava. Depois ouvimos novamente o barulho de duas explosões seguidas. Eu fui para a sacada e então começaram a atirar. A enfermeira do hospital orientou para que nos trancássemos no banheiro. Eu tranquei minha irmã com o bebê dela, recém-nascido. Em determinado momento, vi um carro Palio Weekend fugindo e cantando pneus. Ficamos com muito medo. Ninguém tinha nenhuma informação para fornecer. Todos estávamos apavorados. Foi um tumulto, até mesmo as enfermeiras se esconderam. Apagaram as luzes do pavilhão. Todos ficaram quietos e um dos membros da quadrilha foi à recepção do São Rafael, ordenando silêncio. Eu liguei para a Polícia e disseram que já tinham conhecimento da ocorrência. Como havia realizado a cirurgia havia poucas horas, minha irmã mal conseguia andar. Fiquei com ela e com o bebê no banheiro depois que ouvi os tiros”, contou.

Santa Casa

A comunicação interna do hospital informou que a explosão ocorreu a menos de 10 metros do tanque onde ficam todos os cilindros de oxigênio. “Se atingisse, explodiria o hospital. Nada aconteceu com os guardas rendidos e nem com nossos pacientes. Foi apenas o susto da explosão”, informou ao JC.

Estrutura

Danilo de Almeida, coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, informou que a estrutura do entorno da Santa Casa foi analisada para verificar possíveis riscos. Foi confirmado, então, que nada foi afetado. Uma empresa foi acionada para a remoção dos escombros.

Santander

O Banco Santander confirmou o ocorrido e informou que está colaborando com as investigações policiais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.