Publieditorial

Já é fato que a prática regular de exercício físico tem sido apontada pelos médicos como um dos principais fatores de vida saudável. Entretanto, precisamos ressaltar que não existem milagres. Não é o programa de exercícios tido como ‘da moda’ que trará benefícios para o seu corpo. Mas o planejamento adequado e a frequência da prática das sessões.

As pessoas devem buscar a modalidade esportiva que proporcione prazer. Pode ser a dança, o esporte em grupo, atividades como skate e patins, aulas em grupo de academia, não importa. O importante é que o praticante perceba que o seu corpo responde positivamente ao estímulo do exercício. Exercício físico bem planejado não causa lesão articular ou muscular que dure mais que 36 horas.

Em casos extremos podem durar 72 horas. Mas fazer exercício não é ter, obrigatoriamente, dor muscular. Quem pratica exercício físico não é obrigado a suar o tempo todo. Cada corpo responde de uma maneira. Mas é importante que o praticante se hidrate, afinal, a temperatura corporal vai subir e o corpo desidratará. Para ter resultados eficazes, o seu programa de treinamento deve estar adequado em número de exercícios, séries, repetições, intervalos. Sempre relate ao profissional de Educação Física suas sensações durante o esforço.

É desaconselhável fazer exercício físico sem respiração correta. Fazer força em apnéia, leia-se – sem respirar, aumenta a pressão arterial e pode trazer complicações para a saúde. Dessa forma, exercício físico é fundamental para melhorar a qualidade de vida, mas pode ser desastroso se não for orientado de forma adequada. Fique atento e pratique saúde.

Profa.  Ms.Tatiana Muller: Estilo Livre Performance & Saúde 19 3617-5772 Rua 4, 46, Jd. Donangela – Rio Claro/SP www.estilolivrenet.com.br

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.