Rede pública de saúde oferece o exame mamográfico para todas as mulheres (Imagem: Edson Lopes Jr./ GESP)

Lucas Calore

Um dos momentos mais importantes para as mulheres que entram na fase dos 40 anos é quanto à sua saúde. Além dos exames de rotina que todas fazem, há um em especial que muitas vezes tira o sono delas: a mamografia. Isto por que ela poderá diagnosticar ou não um possível câncer de mama.

Para muitas mulheres, a possibilidade da doença em suas vidas pode até mesmo fazê-las desistir de realizar o exame. “Para quem nunca fez dá certa ansiedade pelo resultado. Queremos saber logo se há algo de errado ou não”, comenta a técnica de enfermagem Angela Caparroti (45), que deve fazer uma nova mamografia nos próximos dias.

Rede pública de saúde oferece o exame mamográfico para todas as mulheres  (Imagem: Edson Lopes Jr./ GESP)
Rede pública de saúde oferece o exame mamográfico para todas as mulheres (Imagem: Edson Lopes Jr./ GESP)

O exame de toque, feito pela própria mulher, já pode indicar a necessidade para uma consulta mais específica com rastreamento mamográfico. Histórico familiar da doença também deve ser levado em consideração até mesmo antes de se completar 40 anos. As mulheres devem se consultar em uma unidade de saúde do município para avaliação médica. O profissional médico é quem indicará a necessidade de mamografia. Na Cidade Azul, o serviço é prestado na Santa Casa e no AME.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o SUS de Rio Claro possui uma demanda de 520 exames por mês, em contrapartida, oferta 365 mensalmente. A FMS vem viabilizando o aumento de oferta, através do Convênio Santa Casa.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação de Saúde, há uma campanha permanente na rotina dos postos de saúde de Rio Claro, durante o atendimento das gestantes, em palestras ou nos trabalhos em grupo das comunidades atendidas.

ENVIE SEU RELATO

O Jornal Cidade de Rio Claro convida os leitores e leitoras a enviarem seus relatos de luta contra o câncer de mama, próstata e qualquer outro tipo da doença.

Envie um relato de até 15 linhas, com uma foto, para o e-mail [email protected] contando para nós de que maneira o câncer foi enfrentado por você e sua família e quais as mudanças que aconteceram na sua vida a partir do diagnóstico.

A sua participação é muito importante. Contamos com o seu contato. Tire dúvidas no WhatsApp (19) 9-9941-4200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.