Ex-Rio Claro FC acerta vínculo com o Torino

132

Matheus Pezzotti

O lateral-esquerdo esteve no Cagliari, também da Itália, nas últimas três temporadas
O lateral-esquerdo esteve no Cagliari, também da Itália, nas últimas três temporadas

Nesta janela de transferência europeia, o lateral-esquerdo Danilo Avelar foi contratado pelo Torino. Ex-jogador do também italiano Cagliari nas últimas três temporadas, o brasileiro deixa o clube e assina por quatro anos com a nova equipe.

“Fico feliz com a oportunidade de jogar em um time de grande expressão e tanta história que é o Torino. Tenho certeza de que estarei em um clube de grande estrutura e com potencial de chegar ao topo da tabela. Espero que nessa próxima temporada o clube alcance um lugar mais alto na tabela e com certeza irei contribuir da melhor maneira possível para tentar ajudar o time com as minhas qualidades”, disse Danilo, autor de quatro gols e cinco assistências em 31 jogos da última edição da Série A italiana, ao portal Terra.

Formado nas categorias de base de Paranavaí, Joinville e Paraná Clube, Danilo Avelar profissionalizou-se no Rio Claro, em 2010. Em seguida, partiu para a Europa, onde defendeu Karpaty Lviv, da Ucrânia, Schalke 04, da Alemanha, e o Cagliari, da Itália.

De acordo com o presidente do Galo Azul, Luiz Balbo, a Fifa faz um levantamento do histórico profissional de cada jogador e comunica à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Depois, a entidade máxima do futebol brasileiro comunica o clube formador, normalmente por carta, para que seja feito o pagamento do percentual da venda dos cinco por cento a que o clube formador tem direito.

“Quando mandam a carta, mandam o percentual a que o clube tem direito, que consta do contrato. Já recebemos alguma quantia em outras transferências deste atleta, mas o Torino não tem que pagar o Rio Claro FC porque ele saiu de um time da Itália e foi para outro do mesmo país. Se fosse para qualquer outro país, o clube receberia essa quantia estipulada neste documento”, explica.

CAFU

O atacante Jonathan Cafu foi revelado pelo Rio Claro FC em 2009 e, depois de passar por alguns clubes, estava no São Paulo FC.

O jogador está prestes a ser vendido ao Ludogorets Razgrad, da Bulgária, inclusive já viajou ao país e até posou para fotos com a camisa do clube, mas ainda não assinou contrato, porque depende da realização dos exames médicos.

Com vínculo de três anos, o Ludogorets concordou em pagar 2 milhões de euros (cerca de R$ 6,8 milhões) por Cafu. O Tricolor receberá metade do valor (R$ 3,4 milhões), enquanto a outra metade será destinada ao Doyen Sports. O fundo de investimentos seguirá com 20% do atleta. O clube búlgaro ficará com 80% dos direitos do atacante e o restante será dividido entre os empresários.

“Preciso dar uma olhada no contrato, naquela época havia muitos jogadores no clube e no momento não sei te dizer se o Rio Claro FC receberá uma quantia sobre a venda do Cafu, mas vou verificar ainda nesta semana e comunicarei quando tiver as informações”, afirmou Luiz Balbo.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: