Campos Machado exerceu nove mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa (Arquivo Alesp)

O ex-deputado estadual Antônio Carlos de Campos Machado faleceu neste sábado (06), aos 84 anos, no Hospital Sírio-Libanês, após vinte dias internado para tratamento de “um quadro grave de leucemia”, conforme informação da família.

Em nota oficial, a Assembleia Legislativa lembrou que o advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo, foi um dos mais longevos deputados estaduais, ao dedicar “36 anos consecutivos ao Parlamento Paulista (1987-2023).”

Segundo o texto, “nesse período, trabalhou em mais de 4 mil iniciativas legislativas, com quase 300 leis aprovadas, algumas delas de repercussão nacional, tais como a gratuidade no transporte público estadual para pessoas acima de 60 anos, lei da liberdade religiosa, lei de acesso às praias para pessoas com deficiência, entre outras”

Recentemente, Campos Machado se filiou ao PSD (Partido Social Democrático). Antes, foi presidente estadual do AVANTE e, durante décadas, o principal líder do PTB em São Paulo. Seus familiares pretendem dar sequência ao plano de estruturar uma nova legenda partidária, a Frente Cidadã.

O velório será realizado no Hall Monumental da Alesp, no Palácio 9 de Julho, a partir das 13h30 deste sábado (6).

REPERCUSSÃO EM RIO CLARO

A morte de Campos Machado repercutiu em Rio Claro. Nas primeiras horas de hoje, o ex-presidente local do PTB, Tu Reginato, lamentou o falecimento do “amigo, parceiro, irmão e um político diferenciado”. De acordo com o secretário Municipal de Governo, atualmente filiado ao PL, Machado dizia com frequência que “palavra dada é igual flecha – depois de lançada não volta mais”.

Quem também lamentou a perda de Campos Machado foi o ex-deputado Aldo Demarchi, ao ser entrevistado no Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan News FM (106,1). “Acompanhei de perto o sofrimento dele, pois estava em contato permanente com o seu irmão, que é médico”, revelou Demarchi, Ao recordar que esteve na Alesp em sete dos nove mandatos de Machado, ressaltou “que sempre demonstrou grande capacidade de diálogo e negociação mesmo em situações críticas”.