A equipe da Rede de Saúde Mental, da Fundação de Saúde de Rio Claro, realizou na última sexta-feira (26) atividades no Jardim Público. O evento, alusivo ao “Janeiro Branco” teve como objetivo orientar e chamar a atenção das pessoas para a importância dos cuidados com a saúde mental. A campanha deste ano teve como slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”. As atividades foram realizadas das 8 às 12 horas, com aulas de lian gong, dança, yoga e apresentação musical. Crianças também participaram de animação com palhaços e pintura facial, além de se divertirem com pula-pula e se deliciarem com distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

A ideia, segundo a médica Ana Carolina Oda Nevoeiro, coordenadora da Rede de Saúde Mental no município, é incentivar a pessoa a fazer uma auto-análise para avaliar suas condições psíquicas, pensamentos, sentimentos, desejos, emoções e comportamentos, além dos caminhos percorridos e novos começos. Rio Claro possui um Programa de Saúde Mental que busca desenvolver estratégias sociais, culturais e políticas para prevenir e combater o adoecimento emocional da população. Reuniões semanais são realizadas em oito unidades de saúde com participação aberta à comunidade. Esses encontros são coordenados por psicólogos e profissionais de saúde.

As reuniões dos grupos comunitários de saúde mental acontecem às segundas-feiras, às 13 horas, na UBS da Avenida 29; às terças-feiras, às 8h30 na UBS Wenzel, e às 13 horas na UBS Vila Cristina e às 13h30 na USF Progresso; às quartas-feiras, às 9 horas, na USF Panorama, e no mesmo horário na USF Boa Vista; e às quintas-feiras, às 8h15 na UBS Cervezão, e às 9h30 na USF Mãe Preta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.