Laura Tesseti

Autoridades e grupos pediram por ajuda, durante o evento, para que todos denunciem qualquer tipo de violência contra os idosos
Autoridades e grupos pediram por ajuda, durante o evento, para que todos denunciem qualquer tipo de violência contra os idosos

A celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa reuniu dezenas de pessoas no Jardim Público, na manhã da última quarta-feira (15).

Autoridades da prefeitura e também da Câmara Municipal de Rio Claro discursaram sobre o tema e pediram para que todos que vejam, saibam ou sofram algum tipo de violência, denunciem.

Segundo o Prof. Dr. José Luiz Riani Costa, coordenador do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva para Idosos com Doença de Alzheimer (PRO-CDA), vinculado ao Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, é preciso debater esse assunto todos os dias.

Denúncias

As denúncias devem ser feitas no Conselho Municipal do Idoso, por meio do telefone (19) 3533-2507, pelo Disque 100, ou a pessoa pode buscar orientação no Cras mais próximo ou nas unidades do Creas em Rio Claro. A denúncia é feita de forma anônima e os dados fornecidos são mantidos em sigilo.

“Existem diversos tipos de violência além da física. Os idosos sofrem com a violência psicológica, com o abandono, com a violência financeira, entre outras. E é por isso que precisamos falar sobre o assunto e denunciar, sempre, para que essa violência seja combatida todos os dias. Os profissionais da saúde também são orientados, a qualquer sinal de violência sofrida, a informar os departamentos competentes.”

EVENTO

Além de palavras de força, apoio e pedidos de auxílio aos idosos, também aconteceram apresentações de grupos da melhor idade ao longo da manhã de terça-feira e uma passeata em que todos os presentes pediam pelo fim da violência contra a pessoa idosa. Autoridades participaram também do ato que circundou o Jardim Público.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.