Neste sábado (18), 21 cães do canil municipal, de idades variadas, estarão no Lago Azul à espera de um lar durante a quinta edição do “Audote”. O evento será realizado em quiosque próximo da entrada da Avenida 42, das 9 às 13 horas.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento de Proteção Animal, e conta com apoio de grupos de proteção animal, entidades de defesa dos direitos dos animais, ONGs da cidade, voluntários e patrocinadores. Em caso de chuva, o evento será adiado.

“Mesmo recebendo os devidos cuidados no canil, os animais precisam de um lar e de uma família. A adoção é um momento único e de extrema felicidade ao animalzinho”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, ressaltando que todos os cães estão vacinados, castrados e microchipados, aptos à adoção responsável.

Além de um ato de amor, a adoção requer grande responsabilidade, priorizando o acolhimento, sendo necessário não somente oferecer condições para sua qualidade de vida, mas também, respeitar a adaptação do animal ao adotante, ao novo lar e outros animais.

Por isso, os interessados devem comparecer com documento pessoal, comprovante de endereço e fotos da residência (quintal e portão) para entrevista, como forma de garantir a segurança e adaptação do animal no novo lar. Um dos pré-requisitos é que o imóvel não tenha escapes e tenha proteções de telas nos portões, além de oferecer condições de abrigo, protegendo o animal do sol, chuva e frio, por exemplo.

“Também é possível realizar a adoção no evento e buscar o animal no canil na mesma semana”, ressalta o secretário.

Canil municipal

Além dos 21 cães que estarão no evento, outros animais estão à espera de um lar no canil municipal, que abriga atualmente 125 cães e 27 gatos, filhotes e adultos, e também três equinos.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. E aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas.

Para mais informações, o munícipe deve ligar para o telefone 3532-4115, em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilmunicipalrc, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece, ainda, castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses. O cadastro deve ser realizado pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.