Divulgação

 O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) dá uma forcinha para quem está tirando a 1ª habilitação. O candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode estudar para a prova teórica pelo Facebook. Por meio da rede social, o futuro motorista tem acesso às questões reais que caem no exame.

A ferramenta também permite que o usuário desafie seus amigos a vencê-lo no teste virtual. A página mostra quais amigos já fizeram o simulado e a melhor pontuação do ranking.  Quem estuda pelo Facebook também pode publicar o resultado em sua linha do tempo, ver a solução das questões, refazer a prova, além de dividir o resultado por tema. Para acessar, é só entrar na fanpage do Detran.SP e clicar no botão “usar o aplicativo”.

image-1473861997861

“Utilizar o alcance das redes sociais para o aprendizado dos candidatos é uma forma de melhorar a formação dos condutores e contribuir para um trânsito mais seguro”, ressalta a diretora-vice-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.

Do mesmo jeito que ocorre na prova de verdade, o simulado virtual dá 40 minutos para o candidato responder as 30 perguntas. Para ser aprovado, ele deve acertar pelo menos 70% das questões (ou seja, 21).

Além da prova teórica de 1ª habilitação, também está disponível no Facebook o teste de renovação, voltado apenas ao motorista habilitado antes de novembro de 1999 e que não renovou o documento após novembro de 2005. Os testes contemplam todos os temas necessários para a aprendizagem: direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, noções de mecânica, meio ambiente e relacionamento interpessoal.

Simulado via aplicativo e portal

 O Detran.SP também tem um aplicativo gratuito do simulado de prova teórica que permite ao candidato estudar pelo tablets ou smartphones.  A facilidade está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet.

 Nessa ferramenta, o candidato pode rever e refazer os dez últimos testes, salvar nos favoritos os 50 simulados mais recentes e consultar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além das apostilas de noções de primeiros socorros e direção defensiva do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O aplicativo oferece também a possibilidade de o aluno estudar as questões divididas por tema.

O simulado também pode ser realizado no portal do Detran.SP, na área de “Serviços Online”, ou diretamente no link www.detran.sp.gov.br/simulado.

Serviços eletrônicos – No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.