Iluminação da praça em frente ao campus da Unesp foi reforçada em julho pela prefeitura

Da Redação

A notícia não é nova, mas tem se repetido nos últimos meses: a falta de segurança nas imediações do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no bairro Bela Vista. As vítimas, na maioria estudantes, têm utilizado as redes sociais para denunciar assaltos e outros tipos de delitos, cobrando providências dos responsáveis.

No dia 7 de agosto uma internauta postou que a irmã foi vítima de tentativa de assalto dentro do campus por volta das 22 horas. O bandido surgiu do nada e pediu o celular. A estudante saiu correndo para onde havia movimentação de pessoas. O assaltante ameaçou persegui-la, mas fugiu quando viu o movimento.

Outra pessoa relatou que um amigo foi seguido do campus até em casa. Outro foi assaltado no ponto de ônibus que fica na praça em frente à universidade durante o dia. A descrição do bandido chamou a atenção de outra vítima que tinha sido assaltada no ponto localizado na Avenida 18-A. A suspeita é de que os dois delitos tenham sido praticados pela mesma pessoa.

Iluminação da praça em frente ao campus da Unesp foi reforçada em julho pela prefeitura
Iluminação da praça em frente ao campus da Unesp foi reforçada em julho pela prefeitura

Orlando Baungartner, proprietário do Sujinho’s, postou relato sobre o assalto sofrido por um funcionário do bar. O fato aconteceu na madrugada do último dia 7, quando ele voltava para casa após sair do trabalho. Baungartner conta que os bandidos o cercaram e pediram carteira e celular. Como a vítima se recusou a entregar, eles pegaram a mochila com todos os pertences da vítima e fugiram. Além dos documentos, a mochila continha livros usados pela vítima, que faz mestrado na universidade.

A Unesp, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os diretores do campus se reuniram em maio com o comando da PM. A polícia solicitou que a universidade oriente aos alunos vítimas de assaltos a registrar a ocorrência para criar uma estatística.

De acordo com o órgão, a universidade tem, dentro das possibilidades financeiras, implantado câmeras de videomonitoramento no campus. Os seguranças são orientados a ficar nos locais com maior concentração de estudantes. “A troca de lâmpadas queimadas e a observação de locais mais escuros têm sido realizadas e as dificuldades, sanadas na medida do possível”, destaca.

A assessoria ressalta ainda que, a pedido da Unesp, a prefeitura reforçou a iluminação da praça que fica em frente ao campus. Além disso, a Unesp comenta que, quando é necessário, além do boletim de ocorrência, é instaurada Comissão Parlamentar de Averiguação de fatos de possíveis envolvidos ou sindicância.

Em matéria anterior sobre o assunto, a Polícia Militar reforçou a importância de se fazer o registro da ocorrência. “Direcionamos nosso policiamento a partir dos registros. Estamos abertos para conversar com os alunos e o patrulhamento já foi reforçado naquela região”, informou o major Horácio, da Polícia Militar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.