Mel tem, aproximadamente, seis anos. Apesar da pouca idade, já traz marcas que carregará até o fim da vida. A cachorrinha sem raça definida foi atropelada e os membros traseiros tiveram que ser amputados. Apesar desse desastre, sempre manteve qualidades que são inerentes ao seu próprio nome: um animal doce, dócil e carinhoso.

Em seu processo de reabilitação e locomoção, Mel passou a usar uma cadeira de rodas feita de tubos de PVC. No entanto, ela ganhou um ‘possante’ novo produzido por estudantes da Empresa Júnior do Colégio Puríssimo de Rio Claro, feito em alumínio aeronáutico e entregue no dia 26 de maio.

Solidário e sensível à causa animal, o estudante Murilo Cunha Leite, 16 anos, do 3º ano II do ensino médio, propôs aos membros da Empresa Jr. a ideia de ajudar bichinhos nesta situação. Após consultas a entidades do setor, chegaram ao caso da Mel. “Poder ajudá-la foi muito satisfatório. Ficamos todos felizes em oferecer algo que produzimos para a sua melhor qualidade de vida”, avalia.

De acordo com a tutora e fundadora da ONG ‘Anjos de Focinho’, Letícia Janei Cristofoleti, antes a Mel utilizava uma cadeirinha improvisada e agora tem o suporte de um equipamento profissional produzido com material de qualidade. “Inclusive, um dos envolvidos neste projeto é meu ex-professor de Física e participaram alunos da escola em que sempre estudei”, comenta Letícia.

Além de benefícios sociais, os estudantes desenvolveram conhecimentos na impressão 3D, na execução do trabalho em equipe e na dinâmica de uma empresa. As próprias peças da cadeirinha foram confeccionadas na impressora 3D do colégio. “Cada aluno envolvido na iniciativa foi fundamental para o sucesso final. O sentimento de ver a ideia no papel e depois o projeto concluído é de extrema satisfação. Estou orgulhosa de fazer parte e poder ajudar”, afirma a participante Júlia Reis Marques, 14 anos, do 9º ano II.

A proposta envolvendo a Mel serviu como projeto-piloto para uma iniciativa mais ampla e promissora do Colégio Puríssimo: entender e desenvolver uma técnica para unir tubos de alumínio que auxiliarão na construção de uma cadeira de rodas em prol de uma criança de sete anos, conforme explica o professor e responsável pelo Espaço Maker do Puríssimo, Filippi Ongarelli.

“Esses estudos são para poder ajudar uma criança de sete anos que não tem os movimentos dos membros inferiores e precisa de uma cadeira de rodas que lhe possibilite ficar em pé. No ano passado, a Empresa Jr. já desenvolveu uma maquete de como deveria ser o equipamento. E a partir desta mesma técnica, com o projeto da Mel, iremos ajudar, novamente, a comunidade”, conclui Ongarelli.

Com a mão na massa, entusiasmo e a vontade de fazer a diferença, os alunos seguem com outras ideias para ampliar o alcance das ações com o uso da tecnologia. Em breve, dentro de um cronograma de projetos, até uma prótese para um pato que perdeu o pé será entregue pelo grupo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.