INSEGURANÇA: alunos da Unesp denunciam falta de segurança no campus da universidade e na região do Bela Vista

Carine Corrêa

INSEGURANÇA: alunos da Unesp denunciam falta de segurança no campus da universidade e na região do Bela Vista
INSEGURANÇA: alunos da Unesp denunciam falta de segurança no campus da universidade e na região do Bela Vista

Para levantar a questão da falta de segurança no interior da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e nas imediações do campus, no bairro Bela Vista, os estudantes mobilizaram nas redes sociais um grupo para discutir o tema.

Nesse espaço, eles compartilham informações de pessoas suspeitas e trocam relatos de assaltos, furtos e outros delitos que acontecem naquela região. Os alunos chegaram a produzir planilhas e mapas, pontuando os locais das ocorrências. Os estudantes argumentam que as rondas são intensificadas somente quando o caso é levado à imprensa.

O universitário Gabriel Tavares relata que já sofreu um assalto e dois furtos. O roubo aconteceu há cerca de duas semanas. “No assalto tive o celular roubado. O ladrão estava armado”, comentou. Ele ainda detalha sobre os furtos. No primeiro, um carro foi roubado da residência onde mora com outros estudantes, no outro um botijão de gás foi subtraído da casa.

Bianca Rius reside em Rio Claro há sete anos e já foi assaltada algumas vezes. “Ficamos cansados e inseguros. A polícia não nos dá retorno”, diz Bianca. Ela ainda analisa como medida de curto prazo, para garantir mais segurança, reforço na iluminação e policiamento mais intensivo. “A longo prazo, poderiam ter outras ações, como um diálogo da universidade com a comunidade. Fora isso, ainda tem o problema da desigualdade social”, acrescentou.

A Polícia Militar reforça a importância em fazer o registro da ocorrência: “Direcionamos nosso policiamento a partir dos registros. Naquela região, de janeiro até o dia 24 de maio, constam apenas quatro boletins de ocorrência”, informa major Horácio, da PM. “Estamos abertos para conversar com os alunos e o patrulhamento já foi reforçado naquela região”, finaliza.

Online

É possível fazer o registro de boletim para treze tipos de ocorrência no site da delegacia eletrônica: www.ssp.sp.gov.br/nbo.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) encaminhou uma nota oficial, via assessoria de imprensa, sobre a incidência de roubos contra os estudantes na região do Bela Vista, bairro onde está situado o campus da universidade.

“A direção informa que se reuniu nesta quarta-feira (26) com o comandante da polícia de Rio Claro”, informou. A nota ainda diz que houve um compromisso de patrulhamento mais efetivo no entorno da universidade, local em que acontece o maior número de ocorrências. “Dentro do campus, a direção tem conhecimento apenas de eventuais furtos de bicicletas”, acrescentou.

Com relação à iluminação do campus, a universidade alegou que, por ser um espaço muito extenso, o número de postes de iluminação pode não abranger toda a área. “Quando queimadas, as lâmpadas são trocadas imediatamente pelo serviço de manutenção da unidade”, finaliza em nota oficial publicada pelo setor de comunicação.

Poder Público Municipal

No mês de abril de 2013, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) encaminhou um ofício à Prefeitura de Rio Claro, requisitando um reforço na iluminação da praça na Avenida 24-A, em frente à portaria principal da universidade. A medida seria uma das ações para reduzir o número de assaltos praticados contra estudantes daquela região. A solicitação foi reiterada no ano passado.

Sobre esse assunto, a prefeitura informou que uma empresa foi contratada pelo município para fazer a manutenção da rede de iluminação pública. “A praça em questão entrará no cronograma de serviços para receber reforço na iluminação”, garantiu. Outra ação cogitada para reduzir os assaltos seria a implantação de uma base móvel na mesma praça. No começo deste ano, a Unesp alegou que a instalação da base depende da Secretaria Municipal de Segurança do município.

A prefeitura reforçou em nota a necessidade de implantação de uma segunda companhia de Polícia para ampliar as condições de trabalho da Polícia Militar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.