O Hospital Municipal de Campanha, destinado a pacientes com coronavírus, que está sendo montado pela prefeitura de São Paulo no Estádio do Pacaembu, iniciará o atendimento aos pacientes nesta quarta-feira (1º).

A estrutura física do hospital será composta por 200 leitos, sendo 192 de baixa complexidade e oito leitos semi-intensivos, com respiradores. O objetivo é garantir o atendimento para pacientes com covid-19 que não apresentem alto risco, liberando leitos de UTI nos outros hospitais para pacientes em estado grave.

O Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Israelita Albert Einstein fará a gestão do espaço, que terá 520 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

“Os pacientes serão tratados durante um período entre 10 e 14 dias e encaminhados para suas casas, se estiverem recuperados. Aqui teremos oito leitos de estabilização, caso o quadro de saúde (do paciente) piore. Nesta circunstância, serão encaminhados para UTI de um dos hospitais da Prefeitura de São Paulo”, informou o secretário de Saúde, Edson Aparecido.

Em Rio Claro, a prefeitura informa que não descarta a instalação de um Hospital de Campanha, mas que os recursos físicos disponíveis na rede de saúde são suficientes até o momento.

“O quadro de Covid-19 é estável em Rio Claro. A parceria que temos com as redes pública e particular é adequada para o atendimento de pacientes com suspeita da doença com o número de leitos para UTI e internação. Se precisarmos, existe uma programação para ampliar os leitos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. Do total de 13 internados com suspeita da doença no município, três estão na UTI.

Vale ressaltar que a prefeitura disponibilizou o canal de atendimento à comunidade para falar sobre o novo coronavírus (Covid-19). É o Tele Corona, no (19) 2111-6999, que funciona das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, para orientações e tirar dúvidas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.