Fotos antigas da imagem e documentos contribuíram para o processo de reconstituição que está sendo concluído

Divulgação

Fotos antigas da imagem e documentos contribuíram para o processo de reconstituição que está sendo concluído
Fotos antigas da imagem e documentos contribuíram para o processo de reconstituição que está sendo concluído

A estátua do índio, elemento central da Fonte do Índio localizada no Jardim Público de Rio Claro, entra agora na fase de acabamento e pintura, como confirma o artista plástico Daniel César Maximo Arantes, a quem o trabalho de reconstituição da peça foi entregue pela Secretaria Municipal de Cultura.

A parte da estátua que resistiu ao ato de vandalismo ocorrido no início do ano foi removida do local em que se encontrava no final de abril, desencadeando então o trabalho do artista, que começou pela recuperação de cada uma das peças, eliminando pequenas rachaduras e infiltrações no material original composto por tijolos, vigas metálicas e concreto. Após essa etapa, Daniel iniciou a montagem, unindo as diversas partes e obtendo, novamente, a silhueta do indígena homenageado na obra.

Como previsto, o artista partirá nesta próxima etapa para o acabamento da obra, executando o a aplicação da base que antecederá a pintura da estátua, cujas linhas, após a conclusão dos trabalhos, deverão ter um aspecto mais limpo e definido. “Juntamos o material disponível para garantir que o trabalho de restauração preservasse, tanto quanto possível, as características do original”, explica o diretor de patrimônio histórico e cultural da Secretaria de Cultura, Ivo Reseck.

Daniel está entusiasmado com seu trabalho, que considerou uma boa oportunidade para desenvolver suas técnicas de artista plástico e designer, entre outras. “A restauração dessa obra, admirada durante várias décadas por gerações de rio-clarenses, é importante para um artista que se sente comprometido com a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, que é essencial à história de um povo, de uma civilização” observou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.