O médico Sergio Sartori fala sobre os benefícios das frutas que são cultivadas na Estância das Frutas, localizada em Rio Claro

Laura Tesseti

O médico Sergio Sartori fala sobre os benefícios das frutas que são cultivadas na Estância das Frutas, localizada em Rio Claro
O médico Sergio Sartori fala sobre os benefícios das frutas que são cultivadas na Estância das Frutas, localizada em Rio Claro

Com mais de 2.500 árvores frutíferas diversas, a Estância das Frutas, localizada em Rio Claro, segue em evidência não apenas pelas frutas cultivadas, mas pelos estudos que estão sendo realizados na propriedade por várias universidades nacionais e também internacionais.

Sergio Sartori, que é médico e também responsável pela Estância das Frutas, fala sobre as pesquisas. “Hoje temos trabalhos de pesquisa com a USP, Unesp, UFSCar, Universidade de Viçosa e iniciamos com a UFRJ. Além destas universidades brasileiras, temos frutas sendo estudadas sob o ponto de vista fitoquímico e fitofármaco nas universidades do Texas e da Flórida nos EUA”, conta.

Dr. Satori fala com propriedade sobre a importância desses estudos para a saúde e também para a cidade de Rio Claro. “A importância do nosso trabalho (Estância das Frutas e ESALQ/USP) pode ser resumida para a cidade como a criação de um novo vértice de pesquisa que irá compor a matriz já existente. Sempre que lanço livros, ou através de palestras e reportagens, enalteço a Cidade Azul no cenário nacional.”

EUROPA

Novos voos estão sendo alçados pela Estância. Em parceria com a ESALQ/USP, um estudo será publicado em uma revista sobre fruticultura em Bruxelas, na Bélgica. “Jamais imaginamos que o esforço em conjunto da Estância das Frutas e da ESALQ/USP fosse laureado para ser publicado na International Society of Research in Horticulture (Sociedade Internacional de Pesquisa em Fruticultura). Para a Estância das Frutas este reconhecimento é um endosso que traz credibilidade ao trabalho que realizamos com as frutas brasileiras”, aponta o médico.

ESTÂNCIA

Com mais de 2.500 espécies de frutas, entre brasileiras e exóticas de todos os continentes, o trabalho realizado na Estância das Frutas acaba se voltando para as frutas nativas da Mata Atlântica, como por exemplo a pitanga, que está sendo estudada pela Unesp de Rio Claro, maracujá, uvaia, abacaxi e grumixama.

LIVROS

Para proporcionar à população os benefícios das frutas cultivadas na Estância e também sobre os estudos realizados na propriedade, Dr. Sartori já escreveu diversos livros, que podem ser encontrados no site www.estanciadasfrutas.com.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue