A Estância das Frutas, localizada na cidade de Rio Claro, ganhou novamente destaque, desta vez internacional.

O espaço que cultiva mais de 2.500 espécies de frutas raras e abriga variedades dos cinco continentes foi consultado pela BBC de Londres para falar sobre a produção de jacas – na Estância, há mais de 20 anos, são cultivadas dez espécies diferentes da fruta.

O médico Sérgio Sartori, proprietário do local, fala sobre a sensação de ver o nome da Estância tão amplamente divulgado.

“Fico feliz e lisonjeado pela família e pela minha propriedade, por levar o nome da minha querida cidade propriamente para todos os continentes. É muito salutar ler “Estância das Frutas – Rio Claro – Brazil” nas publicações científicas. A reportagem com a BBC foi divulgada no nosso alfabeto em inglês, português e espanhol e em outros idiomas, Hindi (Índia), Bahasa (Indonésia), Bengali (Bangladesh), Urdu (Paquistão), Thai (Tailândia), Suaíli (Quênia e Tanzânia)”, diz Dr. Sartori.

A matéria divulgada pela BBC de Londres trata a questão do cultivo da jaca e seus diferentes valores pelo mundo. Tudo começou a partir da publicação de uma foto, feita por um repórter da BBC, no Twitter. Na imagem era possível ver uma jaca sendo anunciada por 160 libras, o que equivale a R$ 1.120,00. O registro foi feito em uma barraca do Borough Market, o mercado mais famoso de Londres, a capital do Reino Unido.

NA PAUTA

Por ser referência no trabalho realizado em relação às frutas, com o cultivo, produtos e pesquisas, a Estância das Frutas foi consultada pelo veículo e relatou que no Brasil o preço também pode variar, sendo possível colhê-la de graça em alguns locais e chegando a preços extremamente altos em outras regiões do país.

A entrevista foi concedida pela CEO da Estância, Sabrina Sartori, que também pontuou à imprensa internacional que a jaca é muito pesada, amadurece muito rápido e seu cheiro é bastante peculiar, não agradando a todos, muitas vezes deixando o comércio ao exterior bastante complexo e arriscado.

VEGANOS

A publicação cita também o aumento do consumo da jaca, muito por parte de vegetarianos e veganos. Quando cozida, a textura da fruta se assemelha à da carne, possibilitando a criação de diversos pratos sem a origem animal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.