A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro aperta o cerco contra as irregularidades praticadas por motoristas do município. Na noite da última quarta-feira (25), cerca de 30 veículos foram autuados pelas autoridades por estarem estacionados em local proibido.

O trecho em questão é ao lado do canteiro central que divide a Rua 2, na Vila Operária, defronte ao Centro Cultural “Roberto Palmari”. Espectadores que estavam no teatro e estacionaram seus carros no ponto acabaram multados.

Leonardo Costa é um dos motoristas que foram autuados e se queixa. “Não pediram para chamar ninguém na portaria do Centro Cultural para que retirassem os carros antes de aplicar uma autuação incorreta, pois se não há sinalização de proibido estacionar, como vai chegando e aplicando multa sem avisar?”, questiona.

O que diz o CTB?

Segundo o comandante Godoy, titular da GCM, a proibição está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 193. “Estamos fiscalizando cada vez mais as infrações cometidas. Apesar desse lugar não haver placa indicando a proibição, o motorista deveria saber que é proibido pelo Código”, diz.

A infração também poderá ser aplicada em caso de carros estacionados sobre ciclofaixas, como também acontece defronte ao Centro Cultural.

Multa

Ainda de acordo com Godoy, os veículos podem ser removidos com guincho caso o motorista não o retire do local após a aplicação da autuação. O condutor que praticar ambas as infrações graves [canteiro central e ciclofaixa] perde 5 pontos na carteira de habilitação e deve recolher o valor de R$ 195,23.

Fiscalização

Além do trecho defronte ao Centro Cultural Roberto Palmari, outros locais com canteiro central estão sendo fiscalizados, como na Av. M-29 e Av. Pres. Kennedy.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.