Jovens fazem tumulto nas noites de sábado no terminal urbano na antiga Estação Ferroviária. Imagens foram gravadas pelas câmeras dos ônibus do transporte coletivo (Reprodução vídeo)

Antonio Archangelo

A queda de braço entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Rodoviários de Rio Claro relacionada ao tumulto registrado semanalmente no terminal urbano instalado na antiga Estação Ferroviária, ganhou novo capítulo nessa quarta-feira (25).

Em edital, o presidente do sindicato Waldemar Neuton da Silva cobrou a administração municipal em relação à segurança do próprio municipal. De acordo com ele, “até a presente data não obtivemos resposta do Sr. Prefeito de Rio Claro, assim como nada foi feito”, cita em nota de agradecimento ao “eficiente trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizado no Terminal Urbano Municipal – Estação no último dia 21 de novembro de 2015. A presença da PM foi determinante para garantir a segurança dos trabalhadores (motoristas e cobradores), assim como de toda a população usuária do serviço público de transporte urbano. O sindicato mais uma vez ressalta que em nenhum momento quer prejudicar a população, somente faz preservar a segurança dos trabalhadores”, prossegue.

Imagens do tumulto na frente da antiga Estação Ferroviária foram divulgadas à imprensa no final do mês de outubro
Imagens do tumulto na frente da antiga Estação Ferroviária foram divulgadas à imprensa no final do mês de outubro

Ainda, “conforme decidido em reunião com a presença do Poder Público Municipal (Prefeito, Secretária de Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal), ficou decidido que a Prefeitura iria realizar um trabalho de revitalização com melhorias na segurança do Terminal e com a presença da Guarda Civil Municipal. Acontece que, até a presente data, não obtivemos resposta do Sr. Prefeito de Rio Claro, assim como nada foi feito, entendemos que não é viável para a Polícia Militar do Estado de São Paulo estar presente no Terminal todos os sábados à noite, pois haveria áreas dentro do município que estariam descobertas por falta de número no policiamento. A Prefeitura é a única responsável pela segurança do Terminal, por se tratar de espaço público municipal de domínio da mesma. Sendo assim, nos próximos sábados, no período noturno, não havendo a possibilidade de intervenção, com presença da Guarda Civil Municipal, por decisão dos trabalhadores e com o apoio do Sindicato, excepcionalmente aos sábados, as últimas linhas sairão do terminal urbano às 21h30m (vinte e uma horas e trinta minutos), encerrando as atividades de transporte coletivo; tudo com o intuito de preservar a integridade física e mental dos trabalhadores”, conclui.

>>> VÍDEO: Jovens causam tumulto na Estação Ferroviária de Rio Claro

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura citou que “o comandante da Guarda Civil Municipal, Wladimir Walter, esclarece que a GM tem colaborado com a Polícia Militar neste assunto e que apenas no sábado, dia 21, em razão de um problema técnico, os guardas municipais não compareceram. Informa, porém, que a programação de trabalho para o próximo final de semana já prevê a presença da GM em frente à antiga Estação Ferroviária na noite de sábado.

A Secretaria Municipal de Segurança ressalta que a manutenção da ordem pública é atribuição constitucional da Polícia Militar. Informa ainda que a Guarda Municipal não tem treinamento e nem equipamentos para tal fim, atuando portanto em colaboração com a Polícia Militar”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.