Em uma década, 48,5 bilhões de litros de esgoto foram tratados na unidade contribuindo para a despoluição do Ribeirão Claro.

Considerada um marco na infraestrutura do saneamento de Rio Claro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conduta completa dez anos de operação neste mês de março. A unidade, que em sua inauguração ampliou de 11% para 55% o índice de tratamento de esgoto no município (o índice atual é de 92%), é responsável por receber todo o efluente gerado de uma região de 35 bairros, atendendo uma área com cerca de 65 mil habitantes.

Operada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, a ETE Conduta é, atualmente, a segunda maior estação em funcionamento no município e tem capacidade de tratar, em média, 161 litros de esgoto por segundo. A estação que carrega o nome do bairro em que está localizada, o Jardim Conduta, fica às margens do Ribeirão Claro, curso d´água que foi diretamente beneficiado por seu funcionamento.

“Há uma década recebemos e tratamos esgoto nesta estação. Desde que começamos esse trabalho, 48,5 bilhões de litros de esgoto já foram tratados aqui para serem devolvidos limpos ao Ribeirão Claro. Um volume que equivale a 48,5 milhões de caixas d´água domésticas (1.000 litros) ou ao consumo total de água de 900 mil pessoas em um ano”, contabiliza Alexandre Leite, gerente de operações da BRK Ambiental.

A transformação do Ribeirão Claro é uma conquista vivenciada de perto por funcionários da concessionária. O encarregado de estações de tratamento, Antônio Carlos Cruz, que atua desde o início da concessão dos serviços em Rio Claro, relata seu sentimento em acompanhar o processo de despoluição. “Hoje, quando observo o Ribeirão Claro, tenho orgulho e meu sentimento é de dever cumprido com a sociedade e com o meio ambiente. Tratar esgoto é promover a saúde com a redução de doenças de veiculação hídrica, é trabalhar em benefício do meio ambiente e ainda colaborar para o desenvolvimento da nossa cidade e da região”, afirma.

O operador de estações Cristiano Cláudio Corocher atua diretamente na ETE Conduta há sete anos. Responsável pelo trabalho de monitoramento e tratamento do efluente, desde a chegada do esgoto na estação até sua saída, com atividades em campo e no centro de controle operacional, ele também revela suas percepções. “É muito gratificante saber que fiz e faço parte deste time que ajudou a despoluir o Ribeirão Claro, que estamos contribuindo para cuidar desse bem tão valioso”, comenta.

Para a operação diária da ETE Conduta há quatro funcionários exclusivos que se dedicam às atividades de coleta, monitoramento, controles, análises, limpeza e conservação da unidade. Um trabalho que segue rígido controle operacional em atendimento às legislações ambientais, com alcance de alta qualidade em esgoto tratado. A estação tem uma eficiência média de 95% de remoção de carga poluidora, índice superior às exigências legais. A unidade adota como processo de tratamento o uso de reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados e desinfecção por UV (Ultravioleta), um sistema que consegue eliminar ou controlar vários microorganismos nocivos – vírus, protozoários e outros – na fase final do processo.

As estações de tratamento de esgoto têm por finalidade remover os poluentes da água suja (o esgoto) utilizada pela população em cozinhas, banheiros e lavanderias e devolvê-la aos corpos hídricos (rios e córregos) limpa, tratada e em boas condições, conforme as exigências de legislação e dos órgãos ambientais. Os resultados dessa atividade proporcionam impactos diretos na saúde, na qualidade de vida e no equilíbrio ambiental.

“Garantir os serviços de esgoto para a população se tornou ainda mais essencial nos dias de hoje. Nossas equipes estão diariamente em campo, de forma responsável, para garantir o funcionamento dos sistemas e o efetivo tratamento do esgoto. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas pelo saneamento”, destaca o gerente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje