Cerimônia de entrega da obra contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade

Lucas Calore

Cerimônia de entrega da obra contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade
Cerimônia de entrega da obra contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade

Na manhã dessa terça-feira (28), a obra civil da oitava estação de tratamento de esgoto de Rio Claro foi inaugurada pela Odebrecht Ambiental junto a autoridades do município. É a maior em operação na Cidade Azul.

A ETE Jardim Novo é a primeira estação do Estado de São Paulo, segunda do Brasil, a contar com a tecnologia Nereda, importada da Holanda. Seu diferencial é a eficiência energética, ou seja, trata mais esgoto em menor tempo e com menos uso de energia.

O local concentra oito mil m² de construção em uma área de 50 mil m², ao final da Estrada dos Costas. A próxima fase permitirá testes operacionais da tecnologia instalada.

100%

O investimento permite o tratamento do esgoto de cerca de 65 mil habitantes. Outras sete estações prosseguem com o serviço, assim 100% do esgoto será coletado e tratado. As ETEs encontram-se no Jardim Conduta, Jardim das Flores, Palmeiras e também nos distritos de Ajapi, Ferraz, Batovi e Assistência.

R$ 90 milhões

As obras para a construção da estação também incluem a implantação de 21 quilômetros de rede na cidade, finalizada no ano de 2014. Isso permitiu a despoluição do Córrego da Servidão na área urbana. O investimento total está na casa dos R$ 90 milhões.

Ajustamento

No ano de 2007, após termo de ajustamento de conduta do Ministério Público, a Prefeitura de Rio Claro se comprometeu com os serviços de coleta e destino final de 100% dos esgotos sanitários provenientes da área urbana do município.

Educação

Um bosque foi criado no entorno da ETE Jardim Novo, que permitirá um trabalho de educação ambiental para estudantes da cidade. No local, há um monumento feito com a raiz e tronco de um jatobá centenário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje