A dor lombar é um problema muito comum, diversas podem ser as causas e uma delas pode ser a instabilidade segmentar lombar.

A coluna vertebral possui diversos músculos com diferentes funções, entre eles estão os estabilizadores da coluna, que possuem características de antecipação, ou seja, são ativados antes que o movimento aconteça, assim agem em conjunto proporcionando estabilidade e proteção ás estruturas vertebrais impedindo qualquer sobrecarga a coluna. Estudos já comprovaram que indivíduos com dor lombar, por qualquer causa, possuem uma inibição e fraqueza dessas musculaturas estabilizadoras dos segmentos vertebrais que perdem sua condição de antecipação e proteção, sendo assim passam a ser razão fundamental para a progressão de patologias na coluna vertebral.

A Estabilização Segmentar como tratamento para lombalgia é menos lesiva, pois trabalha mantendo a posição neutra da coluna, que mantém sua curvatura fisiológica. A Estabilização é realizada por músculos profundos, quando a coluna está lesionada esses músculos não respondem e o corpo se adapta, utilizando musculaturas dinâmicas, responsáveis pelo movimento do corpo e não peça estabilidade.

Publicidade

Exercícios de Estabilização X Pilates

Associar técnicas de estabilização segmentar vertebral ao pilates pode otimizar o trabalho preventivo e de reabilitação, além de trazer resultados mais rápidos. Com a associação das técnicas o paciente/aluno só tem a ganhar em qualidade, além de desenvolver consciência de como contrair esses grupos musculares, levando esse recurso para suas atividades de vida diária prevenindo alterações posturais, mantendo força e flexibilidade da coluna vertebral, e ainda prevenindo microlesões.

Mais em Notícias:

TikTok move processo para tentar reverter banimento nos EUA

Bienal do Livro de São Paulo terá a primeira edição virtual

Mega-Sena acumula e pagará R$ 43 milhões na quarta-feira