Há cinco anos na fila de espera, o morador do Jardim Guanabara em Rio Claro, José Carlos da Pena Cândido, foi uma das 40 pessoas que passaram por cirurgia de catarata no Espaço Mais Saúde. “Desde a consulta com o oftalmologista aqui, até a cirurgia, foi tudo rápido e fui muito bem tratado”, afirma. “Já tinha até perdido a esperança de conseguir, mas felizmente correu tudo bem”, comenta Cândido, que fez a cirurgia no Espaço Mais Saúde em 23 de fevereiro.

Do final do ano passado até o final de fevereiro deste ano já foram realizadas 40 cirurgias de catarata no Espaço Mais Saúde, implantado pela prefeitura em setembro. “O Mais Saúde foi criado para reduzir as filas de espera e felizmente está cumprindo este objetivo”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os pacientes estavam na fila de espera por consultas e exames, e vários já tinham indicação para a cirurgia. Todos passaram por novas consultas e exames pré-operatórios, e estão tendo todo acompanhamento pós-cirúrgico como parte do serviço realizado no complexo médico-hospitalar, que é mantido pela prefeitura por meio da Secretaria de Saúde.

Para este início do mês de março, outras 40 cirurgias já estão agendadas. Esses pacientes já realizaram consultas e exames no Espaço Mais Saúde. Desse total, 20 procedimentos estão agendados para o próximo sábado (10).

 “A fila de consultas por oftalmologia é a maior de todas no município, mas estamos avançando no atendimento desses pacientes, muitos dos quais esperando desde 2013, e vamos ampliar ainda mais essa ação para reduzir sensivelmente a espera”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Também neste mês, das 859 consultas marcadas com o oftalmologista do Espaço Mais Saúde, 254 são para avaliação de catarata.

Todos os pacientes que passam por cirurgias de catarata são acompanhados pelo especialista em retornos pós-cirúrgicos e orientados ao uso dos medicamentos prescritos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.