Em breve terão início as cirurgias no Espaço mais Saúde, em Rio Claro. Pacientes que necessitam de cirurgia vascular, por exemplo, já estão realizando exames pré-operatórios no complexo médico-hospitalar instalado pela prefeitura na Avenida Visconde, onde consultas e exames em diversas especialidades estão sendo realizados desde o dia 20 de setembro. O objetivo é reduzir a fila de espera na rede municipal de saúde, que no início do ano era de 37 mil procedimentos.

“Com o Espaço Mais Saúde estamos garantindo o direito da população à saúde de qualidade em Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Diminuir a fila de espera significa em muitos casos evitar que problemas de saúde que podem ser resolvidos de modo simples se tornem casos de emergência”, acrescenta.

Para o atendimento no Espaço Mais Saúde, o município contratou a Cies Global. A Secretaria Municipal de Saúde monitora a qualidade e o número de procedimentos realizados pela empresa.

“Assim que assumimos a administração de Rio Claro, fizemos amplo levantamento da fila de espera por consultas, exames e cirurgias”, explica o secretário de Saúde, Djair Francisco. “Constatamos que entre os 37 mil procedimentos da fila de espera existem pacientes aguardando desde 2013”, informa.

Entre as especialidades atendidas no Espaço Mais Saúde nesses meses iniciais do programa estão oftalmologia, vascular, ortopedia, cardiologia, entre outras, além dos vários tipos de exames, como o de sangue, eletrocardiograma, Doppler vascular e colonoscopia.
Os atendimentos no Espaço Mais Saúde são realizados de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e aos sábados das 8 horas ao meio-dia. São atendidos pacientes na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de média e pequena complexidade. O agendamento desses pacientes é feito pela Central de Regulação Ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro, que chama os pacientes por telefone.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.