Lucas Calore

Pouco utilizado pela população, Espaço Livre poderia oferecer mais atrativos fixos, diz entrevistada
Pouco utilizado pela população, Espaço Livre poderia oferecer mais atrativos fixos, diz entrevistada

A situação do Espaço Livre que fica na Avenida Visconde do Rio Claro, no bairro Santa Cruz, é alvo de queixas dos moradores. Um leitor enviou fotos que mostram o mato alto e lixo espalhado se acumulando no local pelo WhatsApp da Redação do JC (9-9942-4100).

Conservação

O senhor Wandir da Silva, ambulante que possui uma barraca de pastel no local há mais de 10 anos, surpreende com o cuidado que tem com o espaço. Além de fazer a limpeza do lixo que gera, ainda carpiu um trecho do terreno onde o mato está alto.

Ele afirma que muitos aparecem por lá apenas para sujar. “Ninguém cuida, só atrapalha”, lamenta. É possível verificar vários pontos de lixo amontoado no extenso espaço. Recentemente, Wandir começou a fazer um jardim ao lado da sua barraca para deixar o local agradável.

Depredação

Claudia Garrito, secretária da Associação dos Funcionários Públicos Municipais, cuja sede fica dentro do Espaço Livre, se queixa da depredação que ocorre no terreno quando pessoas que alugam o espaço para eventos, como atrações de parque de diversões e circos, o utilizam.

Recentemente, funcionários de uma atração deixaram para trás cerca de três fossas abertas. Os banheiros disponíveis também ficaram com danos. Ela conta que o mato está sem corte há bastante tempo e propõe uma nova utilização para o Espaço Livre, como uma revitalização para que a população utilize o local para recreação, como antes, quando havia uma quadra de basquete e mais atrativos.

Prefeitura

Questionada, a Prefeitura de Rio Claro afirmou, em nota para a reportagem do JC, que na última sexta-feira (6) retirou entulho do local e que continuaria a limpeza nesta semana. Sobre a reinstalação da quadra de basquete, afirmou que não há planos e ressaltou que o município já oferece opções para práticas esportivas em todas as regiões.

Memorial

Vale lembrar que o Ministério da Cultura aprovou e autorizou no início de 2015 a captação de recursos avaliados em R$ 37,2 milhões para viabilizar o projeto de construção e instalação do museu projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o chamado Memorial Ulysses Guimarães, no Espaço Livre da Av. Visconde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.