Mostra conta com obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado e Sanduíche de Gente

Divulgação

Mostra conta com obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado e Sanduíche de Gente
Mostra conta com obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado e Sanduíche de Gente

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta até 31 de maio a exposição Registro Geral, de Leda Braga, no SESI Rio Claro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Na mostra, que é composta pelas obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado e Sanduíche de Gente, Leda trabalha com a questão das múltiplas identidades do ser contemporâneo.

Em Registro Geral, a artista apresenta duas versões da instalação, sendo a primeira de 2011, composta por pinturas baseadas em fotos de documentos que reproduzem particularidades, como marcas do tempo, fissuras e manchas.

Em sua segunda versão, a artista faz um mapeamento de pessoas que ela conhece e apresenta uma técnica própria de transfer fotográfico, de forma que as imagens deixam de ser nítidas e adquirem um ar fantasmagórico. Segundo a artista, nesta obra o que está em jogo é como cada pessoa se relaciona com sua autoimagem.

Na instalação Personas, ou Eu Somado, dois participantes com lanternas e colocados em lados opostos, iluminam partes de seus rostos, que se combinam em um jogo de espelhos, com uma proposta que os participantes possam se ver envolvidos um ao outro e desta conexão crie novas personas.

Já em Sanduíche de Gente, a artista produziu autorretratos mesclando sua imagem às fotos das identidades de oito indivíduos, sem quaisquer ligações entre si, formando um “sanduíche” de gente no qual, à primeira vista, o que se percebe é a imagem da artista, independentemente do lado que se olhe. Entretanto, ao se atentar para a obra, é possível perceber a mistura de semblantes.

“Com essa obra, assim como em Personas, a artista nos faz lembrar que ninguém é inteiro sozinho e que devemos aprender a somar e a viver juntos”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.