Rio Claro realizou na quarta-feira (15) ato cívico na Praça da Liberdade em comemoração ao centenário do Movimento Escoteiro na cidade. O município possui dois grupos de escoteiros em atuação: Marechal Rondon e Santa Cruz. A celebração da data foi eternizada com a inauguração de monumento que marca os 100 anos de escotismo em Rio Claro.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou do evento onde destacou a importância dos escoteiros que prestam relevantes serviços à sociedade. “É um movimento mundial, educacional e voluntário, que educa as crianças com base na cidadania e no respeito ao próximo”, comentou Juninho. “Tenho certeza que temos aqui jovens que farão a diferença para um país melhor”, ressaltou o prefeito.

Alexandre Banchi, vice-presidente da Região Escoteira de São Paulo, traçou histórico do movimento escoteiro e salientou que a inauguração do monumento na Praça da Liberdade é um gesto simbólico, pois está localizada próxima da Escola Técnica Estadual “Prof. Armando Bayeux da Silva”, que teve em seu patrono um dos precursores do movimento escotismo em Rio Claro, ao lado de Antonio Sebastião da Silva e Marcelo Schmidt.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, não participou do ato cívico, mas foi lembrado por ter sido escoteiro na juventude, assim como a vereadora Maria do Carmo Guilherme, que participou da solenidade e foi quem fez o encaminhamento ao prefeito Juninho para que o centenário fosse registrado.

A vereadora Maria do Carmo lembrou que os escoteiros são exemplo de voluntariado e civismo e que trabalham para que os ensinamentos sejam passados de geração em geração. Marina Nuñes Chiode, comissária distrital do 26º Distrito Escoteiro da Região São Paulo, disse que a conduta exemplar dos escoteiros contribui para mudar o Brasil para melhor. Ricardo Gobbi e Silva, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Marechal Rondon, lembrou que o movimento forma cidadãos responsáveis e úteis à sociedade e que Rio Claro foi uma das cidades pioneiras no escotismo. Paulo Cezar Barbanera, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Santa Cruz, destacou o envolvimento familiar na formação dos jovens. “Mais importante do que deixar um mundo melhor para nossos filhos, é deixar filhos melhores para o mundo”, destacou.

O vereador Júlio Lopes falou sobre a relevância do trabalho dos escoteiros, inclusive em atividades na floresta estadual. O vereador Geraldo Voluntário também participou da solenidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.