Botão do pânico estará conectado ao GGIM na GCM.

Nessa segunda-feira (10) teve início o trabalho de vigilantes patrimoniais em todas as escolas municipais de Rio Claro. Cada unidade de ensino terá um profissional durante um período de 12 horas atendendo as turmas da manhã e tarde.

“Não são vigilantes armados, mas preparados para agir caso haja alguma necessidade. Vale lembrar que estamos com reforço das viaturas da GCM nas ruas nesse patrulhamento e apoio”, afirmou o secretário de Segurança e também vice-prefeito Rogério Guedes.

A autoridade também confirmou a instalação do botão do pânico em todas as 64 escolas municipais da cidade: “Nossas instituições de ensino estão recebendo câmeras de segurança e junto com elas já conversei com a empresa para a colocação também de um botão do pânico que estará conectado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que está instalado na sede da Guarda Civil Municipal de Rio Claro: “Essa será mais uma ferramenta para auxiliar na segurança de funcionários e alunos. A ideia é agilizar o atendimento em casos extremos, quando o nervosismo pode atrapalhar na conduta de qualquer profissional que tente procurar ajuda. Ao ser acionado, o chamado cai direto na nossa central e sabemos para onde direcionar a viatura”, disse Rogério Guedes.

Na última semana, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio das secretarias de Governo, Segurança, Trânsito e Educação, anunciou que o botão do pânico já é uma realidade em todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade. Já Santa Gertrudes divulgou nota afirmando que: “As rondas e a presença de guardas e policiais nas dependências das unidades escolares foram intensificadas. Os portões ficam fechados após a entrada e saída dos alunos”.