ISABELA PALHARES – SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Com metade da turma em sala e metade em casa, colégios de São Paulo retornaram nesta terça (3) com as aulas presenciais para o ensino médio. É a primeira liberação para aulas regulares depois de mais de sete meses de suspensão.

Pela orientação das secretarias municipal e estadual de educação, a frequência dos alunos deve ser opcional às famílias, por isso, as escolas precisam continuar oferecendo aulas remotas.

No colégio Vital Brazil, no Butantã, zona oeste da capital, o ensino híbrido exige agora que os professores deem aula ao mesmo tempo para quem está na escola e quem está em casa. Com uma câmera de vídeo em frente à lousa, transmitem o que estão ensinando.

Na primeira aula desta terça para uma turma de 3º ano do ensino médio, o professor de física, Marcelo Barão, se adaptava ao novo formato com o desafio de dar atenção e motivar quem está na sala e em casa. “Vocês entenderem? Pessoal da sala? Pessoal em casa?”, perguntava ao final das explicações.

Segundo ele, o modelo de aulas híbridas vai exigir uma nova adaptação aos professores. “Passei a aula toda tentando me lembrar de olhar também para a câmera, não só para os alunos que estão aqui. É preciso esse cuidado para não abandonar quem está em casa”.

Segundo Suely Corradini, diretora da escola, metade das famílias do ensino médio optaram pelo retorno presencial. Para ela, muitos pais ainda têm medo por morar com pessoas de risco ou pela dificuldade de uma nova mudança na rotina familiar a poucos meses do fim do ano letivo.

Apesar da autorização do prefeito Bruno Covas (PSDB), muitas escolas optaram por não retornar com as aulas presenciais. Colégios como o Bandeirantes, Móbile, São Domingos, Santa Maria e Santa Cruz decidiram manter o formato remoto e só ter atividades extracurriculares de forma presencial.

Entre as escolas da rede municipal, Covas decidiu que todas as unidades com turmas de ensino médio terão de reabrir. Para as demais etapas, os conselhos escolares é que estavam decidindo sobre o retorno.

Segundo a Prefeitura, apenas nove escolas municipais atendem o ensino médio, com 2,4 mil estudantes – o que representa 0,6% de todos os jovens matriculados nessa etapa de ensino na cidade.

Na rede estadual, onde estudam mais de 317 mil alunos do ensino médio (79% das matrículas), as aulas presenciais também foram liberadas. No entanto, o governo do estado não informou quantas escolas se programaram para a volta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.