Alunos no pátio do Colégio Puríssimo, onde o ano letivo começa nesta quarta-feira (27)

Ednéia Silva

Os estudantes da rede pública de ensino já estão se despedindo das férias e se preparando para a volta às aulas no início de fevereiro. Na rede municipal, o ano letivo terá início em 5 de fevereiro e, na rede estadual, no dia 15. Nas escolas particulares, o novo ano letivo já começou em algumas unidades de ensino.

Na Escola Adventista de Rio Claro, o ano letivo escolar começou na última segunda-feira (25). No Colégio Claretiano, as aulas se iniciaram no dia 20 de janeiro. As aulas no Colégio Puríssimo começam nesta quarta-feira (27) para os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Professores e funcionários retornaram na segunda-feira (25) com direito a recepção com palestra ministrada pelo Prof. Dr. César Nunes. No Colégio Koelle o ano letivo terá início na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, e no Colégio COC as aulas começaram nessa terça-feira (26).

Alunos no pátio do Colégio Puríssimo, onde o ano letivo começa nesta quarta-feira (27)
Alunos no pátio do Colégio Puríssimo, onde o ano letivo começa nesta quarta-feira (27)

O primeiro dia letivo nas escolas da rede municipal de ensino será no dia 5 de fevereiro. Este dia terá uma programação especial, visto que é voltado para a adaptação das crianças e apresentação dos professores para os alunos. Portanto, a carga horária deverá ser menor. Neste ano, a rede municipal não irá fazer aula inaugural coletiva para todos os educadores da rede. Cada escola fará sua própria preparação.

Com a suspensão do processo de reorganização escolar proposto pelo governo estadual, houve mudança na programação inicial prevista. “O primeiro dia de aula está marcado para o dia 15 de fevereiro. O motivo da data é que as mudanças necessárias para o começo das aulas possam ser realizadas sem afetar os estudantes”, explica a Secretaria Estadual da Educação.

O período para fazer pedido de transferência de escola terminou, mas a secretaria ressalta que todos os alunos têm suas matrículas garantidas para 2016. Quem não fez solicitação de transferência continuará na unidade onde estudou em 2015. De acordo com a pasta, para os professores, o período de atribuição de aulas ocorrerá entre os dias 1º e 5 de fevereiro.

Na Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro, as aulas começam em março. No IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas), o primeiro semestre letivo começará no dia 7 e de março e no Instituto de Biociências (IB), no dia 1º. Vale lembrar que a universidade proíbe a realização de trote, conforme previsto na Resolução Unesp nº 86, de 4 de novembro de 1999.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%