A Escola Municipal “Prof. Sebastião Ambrózio”, localizada no complexo educacional do Jardim Novo em Rio Claro, inaugura na terça-feira (13) um jardim sensorial com o objetivo de estimular os sentidos das crianças. A inauguração será às 8h30 em evento aberto à comunidade. A escola atende 140 crianças de zero a três anos de idade, que poderão usar o tato e o olfato para terem contato com diferentes tipos de texturas e aromas.

As texturas foram instaladas no piso e as ervas em vasos ao redor da pista tátil para facilitar o acesso das crianças. “São mais de 20 ervas diferentes que exalam cheiro e 12 diferentes tipos de textura”, explica o professor Carlos Góes, diretor da escola.

As crianças poderão estimular o tato tocando em grama natural, grama artificial, madeira, bolinhas de gude, tampas de garrafas pet, areia fina, areia grossa, tapete de borracha, pedregulho, argila expandida, casca de pinus, piso frio, pedrinhas portuguesas etc. Já para estimular o olfato as crianças poderão sentir o cheiro de ervas medicinais e de tempero, como capim limão, sálvia, salsa, hortelã, manjericão e alecrim.

As atividades no jardim sensorial ainda terão função pedagógica complementando os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os alunos. “Como são crianças pequenas, de um a três anos, vamos focar no cuidar, recrear e brincar”, informa Góes, ressaltando que o jardim sensorial também poderá ser visitado e utilizado por outras escolas de educação infantil da rede municipal de ensino, principalmente a Escola Municipal “Prof. Hélio Jorge dos Santos”, que funciona ao lado da creche no complexo educacional.

Além do jardim sensorial, as crianças também vão ganhar o “panelário”, espaço criado pela escola para que elas possam brincar e aprender sobre sons batendo em panelas inservíveis. “É mais uma atividade que a escola está oferecendo para aprendizagem e recreação dos nossos alunos”, anuncia Góes, destacando que o trabalho foi desenvolvido junto com a vice-diretora Cléria Wood e a professora coordenadora, Cinthya Rocha.

A comunidade também está convidada a participar da Casa Aberta que será realizada pela escola na terça-feira (13), das 7 às 16 horas. Haverá mostra de fotos e atividades realizadas pelas crianças. A escola também fará tarde de pratos a partir das 13 horas, com vendas de salgados e refrigerantes. A Escola Sebastião Ambrózio fica na Avenida 2-JN, 428, no bairro Jardim Novo I.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%