Da Redação

Equipe Thunderbóticos é formada por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Sesi de Rio Claro
Equipe Thunderbóticos é formada por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Sesi de Rio Claro

A equipe Thunderbóticos, formada por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Sesi, foi um dos 15 grupos classificados na etapa nacional do 7º Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que aconteceu no último fim de semana em Brasília. Dos 77 times participantes, os 15 com melhor desempenho garantiram vagas para representar o país em torneios internacionais nos Estados Unidos, Austrália, Espanha e Filipinas.

O Thunderbóticos conseguiu o primeiro lugar na categoria Pesquisa e sexta colocação na classificação geral do torneio nacional. Com isso, garantiu uma vaga para participar do Aberto Europeu que será realizado na Espanha de 4 a 7 de maio. A equipe é formada pelos estudantes Antonio Del Rio, Felipe Freitas, Gabriel Isler, Julio Ferreira, Lucas Kemerer, Nádima Souza, Vitor Mendes e Wilian Tessari. O técnico do time é o analista de Suporte em Informática, Leonardo Vinícius Santolim.

O tema do torneio de robótica deste ano é “Trash Trek” (Caminhos do lixo). Os estudantes tinham que criar projetos com propostas para lidar com o lixo. A equipe Thunderbóticos trabalahou com a logística reversa de pneus. A ideia é reaproveitar os pneus usados e transformá-los em produtos rentáveis, sendo o principal deles, a gasolina.

Ao longo da competição, foram realizadas 40 seletivas locais, 12 torneios regionais e uma etapa nacional. Somente a fase regional envolveu mais de 4.000 competidores de 500 escolas de nove estados diferentes. Na próxima fase serão realizados os cinco torneios internacionais.

A próxima edição do Torneio de Robótica será lançada em agosto deste ano com o tema “Animal Allies” (Animais Aliados), que irá explorar a relação entre pessoas e animais. A competição é organizada pelo Sesi (Serviço Nacional da Indústria).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.