Estudantes embarcaram para Brasília na terça-feira (15) para participar do torneio de robótica

Ednéia Silva

Uma equipe de alunos do Sesi de Rio Claro partiu de Rio Claro rumo à cidade de Brasília (DF) para participar da etapa nacional do 7º Torneio de Robótica, categoria First Lego League (FLL), que será realizada de 19 a 20 de março na unidade do Sesi Taguatinga.

O grupo, denominado Thunderbóticos, é uma das 77 equipes classificadas na fase nacional da competição organizada pelo Sesi com o objetivo de promover o ensino de ciência, tecnologia e matemática para alunos de 9 a 16 anos.

Para chegar à etapa nacional, as equipes passaram por um longo processo de classificação. Foram 11 disputas regionais que contaram com a participação de mais 4.000 estudantes de 500 escolas de todo o país. Na fase estadual, 77 equipes foram classificadas para a etapa nacional e a equipe de Rio Claro faz parte desse grupo.

Estudantes embarcaram para Brasília na terça-feira (15) para participar do torneio de robótica
Estudantes embarcaram para Brasília na terça-feira (15) para participar do torneio de robótica

Participam da equipe oito alunos do 1º e 2º anos do ensino médio: Antonio Del Rio, Felipe Freitas, Gabriel Isler, Julio Ferreira, Lucas Kemerer, Nádima Souza, Vitor Mendes e Wilian Tessar. O técnico da equipe é o analista de Suporte em Informática, Leonardo Vinícius Santolim.

A bibliotecária Marília de Oliveira Laverde explica que o torneio deste ano tem como tema central “Trash Trek”, que significa “Caminhos do lixo”. Os competidores devem desenvolver projetos com propostas para lidar com o lixo.

“A ideia da equipe Thunderbóticos este ano é transformar a logística reversa dos pneus, que seriam descartados incorretamente, e transformá-los em produtos rentáveis, sendo o principal deles a gasolina”, informa Marília. Segundo ela, o desempenho da equipe é um orgulho para a escola. “Para nossa escola, essa é uma conquista muito aguardada e merecida para a equipe Thunderbóticos. Foram meses de dedicação, empenho, determinação e trabalho duro para chegar até aqui. Acreditamos muito no potencial da equipe e estamos torcendo para que conquistem a tão sonhada vaga na etapa internacional do torneio”, comenta.

Thunderbóticos 2

As três melhores equipes classificadas na etapa nacional do Torneio de Robótica garantem vaga no World Festival que será realizado em Saint Louis, nos Estados Unidos. O World Festival é o principal evento mundial de First Lego League e reunirá os melhores competidores do mundo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.