Rio Claro inicia na segunda-feira (1º) a 36ª Semana Municipal do Idoso que terá várias atividades voltadas para as pessoas com mais de 60 anos de idade. O evento será realizado de 1º a 4 de outubro e terá como tema “Envelhecer com Saúde: Direito de Todos”. A realização é do Fundo Social de Solidariedade com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria de Políticas Especiais – Assessoria de Direitos dos Idosos. “Essa semana é organizada com muito carinho com o objetivo de fomentar discussões de temas relevantes para os idosos, além de oferecer lazer e diversão”, comenta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

A abertura da Semana do Idoso será realizada na segunda-feira (1º), às 8h30, na Philarmônica Rioclarense que fica na Rua 5 com a Avenida 5, Centro de Rio Claro. A atividade é aberta ao público.

Também na segunda-feira (1º), a partir das 15 horas será inaugurado um novo serviço destinado aos idosos: o Núcleo de Orientação ao Idoso que irá funcionar no paço municipal. Projeto pioneiro no município, o Núcleo de Orientação ao Idoso reunirá todas as informações sobre as políticas públicas voltadas para esse público.

Ainda na segunda-feira (1º), às 19h30 na Philarmônica, o público poderá conferir palestra sobre saúde e direitos dos idosos que será ministrada pela gerontóloga Gabriela Dietrich. “É preciso sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Para que os direitos da terceira idade sejam garantidos, deve haver um amplo envolvimento e conscientização da sociedade”, reforça Néia Magalhães, assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos, ressaltando ainda a importância dos idosos reivindicarem e exigirem o cumprimento de seus direitos.

A Semana do Idoso prossegue na terça-feira (2) com a realização do II Festival de Dança do Idoso a partir das 14 horas na Philarmônica, com participação de grupos de terceira idade e convidados. Na quarta-feira (3), às 14 horas, será realizado baile no Grupo Ginástico Rioclarense, na Rua 2, 941, Centro. Durante o evento acontecerá a premiação dos três primeiros lugares do Concurso de Miss e Mister da terceira idade. A Semana do Idoso será encerrada na quinta-feira (4) com bingo beneficente a partir das 14 horas na Philarmônica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.